Com boas expectativas para o Dia das Mães, especialista alerta sobre formas de atrair clientes

Apesar das boas expectativas do comércio para o Dia das Mães, especialista alerta para a necessidade de buscar formas diferenciadas de atrair os clientes 

Considerada uma das melhores datas para os comerciantes, ficando atrás apenas do Natal, o Dia das Mães promete aquecer o mercado neste ano. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é estimado um crescimento de 5% nas vendas do varejo para a data, comparado ao mesmo período de 2011. O levantamento foi baseado na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, para compras no cheque ou crediário. “O Brasil vive um momento de otimismo e é preciso aproveitar isso de todas as formas. Uma saída, por exemplo, é elevar o ticket médio, oferecendo um maior número de produtos em cada negociação”, explica Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

A diminuição nas taxas de juros cobradas pelos bancos também é um dos motivadores para o período. O Índice Nacional de Confiança do Consumidor (INEC), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que o consumidor brasileiro planeja gastar mais nos próximos meses. Em comparação a março, o indicador de compras de bens de maior valor avançou 1,5%. “O vendedor profissional precisa estar atento à movimentação do mercado e desenvolver métodos de envolver o cliente durante o processo de compra, sempre de olho nos cenários macro e micro. O cliente deverá sentir que está investindo algo que lhe trará benefícios”, define Carlos Cruz.

Olhando também para o mercado on-line, uma projeção realizada pela consultoria e-bit apontou que as vendas devem aumentar 25% em relação a 2011. O faturamento no período deverá chegar a R$ 950 milhões. Em 2011, a data movimentou R$ 760 milhões. “A internet é sinônimo de velocidade, em todas as áreas, e no comércio isso é vital para os negócios de uma empresa. Assim, quem aposta em cursos de capacitação, consegue desenvolver habilidades para simplificar o processo e transformar seus produtos em objetos únicos, mesmo que fazendo parte de um universo tão grande quanto a web”, conta o diretor do IBVendas.

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