Como abrir um e-commerce

Com o comércio online em crescimento, muitos empreendedores pensam em expandir seu negócio na área digital ou então dar o primeiro passo abrindo somente uma loja virtual. Mas você sabe o que é preciso para estar preparado antes de se aventurar neste mundo? Marcio Eugênio, sócio da D Loja Virtual, plataforma para e-commerce, dá dicas para quem quer entrar neste mercado.

1 – O que você vai vender e para quem

É preciso ter um nicho de mercado, um foco, conhecer o cliente e atendê-lo muito bem. Não queira vender para todo mundo. Essa é a maior dica para quem está começando.

2 – Planeje financeiramente

Não adianta ter uma ideia na cabeça e sair se aventurando. É necessário colocar as coisas no papel, pensar financeiramente no projeto, estabelecer um plano para alcançar os resultados. Só então, abrir a empresa.

3- Escolha uma plataforma para seu site

Este processo é parecido com a escolha de um espaço físico para um negócio. É necessário avaliar se a plataforma possui ferramentas que se encaixam nas suas necessidades, se ela é fácil de utilizar e se ela é facilmente encontrável nos motores de busca. Em uma micro ou pequena empresa isto é ainda mais importante, pois geralmente é o próprio empreendedor quem irá gerenciar o e-commerce.

4 – Defina as formas de pagamento

Conhecer as diferenças entre as formas de pagamento pode ajudar a definir qual a melhor estratégia para sua empresa e que melhor irá atender as necessidades do seu consumidor. Atualmente, entre as principais opções estão cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica e os facilitadores, como PayPal e Pag Seguro.

5 –  Sistema de entrega

Uma das maiores reclamações em relação aos e-commerces é o atraso na entrega da mercadoria ao consumidor. É importante contratar uma empresa de logística que atenda com eficiência a sua demanda. Não se esqueça que apesar de muitas vezes o atraso ser responsabilidade da empresa de logística, é o nome da sua empresa que o consumidor se lembrará negativamente caso algo aconteça.

6  – Serviço de atendimento ao consumidor

É indicado que, quanto mais canais for possível oferecer com qualidade, melhor. Num geral, o que eu costumo dizer é o seguinte: você precisa falar com seu cliente onde ele está acostumado. Telefone, redes sociais, e-mail e chat online são bons exemplos.

7- Marketing

Deve-se montar uma estratégia de divulgação para que as pessoas conheçam a loja. O investimento precisa ser feito em páginas frequentadas pelo público-alvo. Os mais comuns são os links patrocinados do Google, anúncios dentro do Facebook e em sites de comparação de preços são bons exemplos.

 

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