Como utilizar aplicativos para facilitar a vida profissional

Os aplicativos tomaram conta do cotidiano das pessoas. Agilizam a comunicação, otimizam o tempo e até economizam viagens. “Tornou-se bem simples substituir uma viagem e custos com translado por um skype com um parceiro que está em outro estado, por exemplo. A internet e as redes sociais, realmente, encurtaram distâncias. Contudo, é importante entender que nem tudo substitui o contato humano, o olho no olho. Além disso, nem todos têm a mesma compreensão de um feedback dado por mensagem de celular, por exemplo. Então, é preciso muito cuidado”, frisa o gerente do departamento de Marketing da Effecta Coaching, Ramon Martins.

O maior cuidado tem de ser com o recurso mais escasso atualmente: o tempo. Permitir que colaboradores acessem seus meios digitais durante o trabalho exige, antes de tudo, o senso de responsabilidade e a habilidade de gestão de tempo. Mais que isso, é de suma importância que você não deixe sua gestão de tempo nas mãos de outra pessoa. “Como isso acontece? simples: você está no trabalho e, de repente, o celular, e-mail ou algo assim, dá sinal de alerta. Você está concentrado, produzindo. E todo o seu pensamento e produtividade vão a zero para atender ao chamado de alguém. Neste momento – caso o chamado não seja algo urgente – você acaba de colocar sua gestão de tempo, seu recurso mais valioso, sob o controle de outra pessoa. E é aí que mora o perigo”, destaca Ramon.

Portanto, aqui vão três dicas da Master Coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, para você utilizar os aplicativos para facilitar o dia a dia e não atrapalhar sua vida pessoal ou profissional:

1. Seja gestor do seu tempo: defina momentos específicos do dia para verificar e-mails, recados, aplicativos. Seja disciplinado.

2. Valorize o contato humano: não substitua um feedback com um liderado por algumas linhas de mensagens no Whatsapp. De toda a comunicação, as palavras propriamente ditas são apenas 7%.

3. Aprenda a dizer “não”: como já dizia Steve Jobs, “Foco é dizer não”. Portanto, gentil e transparentemente, diga não. Deixe o celular no silencioso enquanto você está focado, criando alguma coisa. Deixe também para checar e-mails profissionais no horário de trabalho e não quando está com a família nas horas de folga.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn