Dicas para usar a fan page nas vendas de Natal

Todo final de ano é uma correria para vender mais e no comércio eletrônico não é diferente. Além do trabalho e divulgação do dia a dia de um e-commerce, o Natal é o momento em que a economia esquenta, por isso a divulgação, gerenciamento do tempo e planejamento garantem o sucesso das vendas da época. Mas o que fazer em meio a tanta informação e pouco tempo para divulgação e ações em sua fan page?  Visando estes inconvenientes, a especialista Cynthia Akao, da WV_Todoz, agência detentora da plataforma de f-commerce Facileme, dá algumas sugestões para ajudar a melhorar a página no Facebook, planejando o tempo e lucrando mais. 

Deixe a casa em ordem

Antes de começar qualquer tipo de divulgação deixe a sua casa em ordem para receber as visitas e as transações de alto fluxo. Verifique seu estoque, consulte o tempo de entrega dos correios e transportadoras, verifique o funcionamento dos links, revise as ações em seu site feitas ultimamente, deixe seus contatos funcionando e opte sempre por um sistema helpdesk para ajudar a quem tem alguma dúvida, crie uma navegação para seu site com categorias de produtos de natal, em resumo deixe o seu site ou loja virtual com uma alta performance de funcionamento, evitando assim problemas futuros.

Escolha a ferramenta ideal

Para quem tem problemas com a sua plataforma opte neste período pela ajuda de um social commerce, assim você pode alavancar mais público na rede social e fazer uma ação direcionada à época de maneira mais criativa e sem problemas de funcionamento. O Facíleme Social Commerce é uma ótima pedida para este tipo de solução.

Gerencie seu tempo

O maior problema de quem possui um negócio e quer fazer uma ação diferenciada é sem dúvida o tempo disponível para isso. O empreendedor deve entender que para fazer uma ação determinada, precisa de um bom planejamento, execução e acompanhamento constante e isso, com certeza, requer um tempo disponível em sua agenda. De nada adianta sair fazendo ações pontuais sem planos, revisões ou entendimento do resultado. A dica é: programe seu tempo em virtude da nova operação e planeje suas ações e monitoramento, assim você saberá em quantas andam as ações feitas e os retornos obtidos.

Planeje as ações e divulgue-as

Uma vez no planejamento lembre sempre que toda parte da sua linha de produção, pode gerar um atrativo em formato de atendimento ou promoção, por exemplo: frete grátis, desconto nas formas de pagamentos, compras agendadas ou antes de terminar o estoque, estoque excedente, vale presente, amigo secreto, podem ser de grande valia para qualquer tipo de divulgação no Natal. Por isso verifique quais são as ações e monte uma timeline (agenda) seja para postagens em sua fan page ou para qualquer outro tipo de ação digital. Ser e estar organizado rende tempo e dinheiro.

Imagem é tudo!

Sempre! Comece por colocar um tema de natal em seu logo ou identidade visual. Coloque o mesmo padrão nas capas, banners, layouts, entre outros, a medida que o Natal vai chegando, isso incentiva o seu público e ajuda na divulgação da sua marca. Faça Posts de cartões temáticos com imagens natalinas, use e abuse do tema até o final do período, mas cuidado! Renas e muito Papai Noel podem ser cansativos para seus clientes, principalmente se for acompanhado de e-mail marketing, saiba agendar e colocar o visual de acordo com a ocasião, mesmo no natal excesso não é nada bom!

Posts e conteúdos relevantes acompanhados de toques natalinos

Como sempre saber atrelar o tema aos conteúdos é uma ação que requer ousadia, você deverá gerar conteúdo do seu ramo com toques da época, por isso vá com calma, estude, pesquise o que vai ser publicado. Sugiro que faça publicações comuns e as intercale com produtos e serviços que o seu Natal pode oferecer ao seu público. Por exemplo, se você tem uma loja de sapatos, faça um post falando sobre moda e tendência e logo após publique um post com produtos da tendência com frete grátis no Natal, ou com descontos de Natal para estar na moda e por ai vai.

Promoções que valem sempre a pena

Amigo secreto, vale compra, cupom de retorno, pedir de presente e fazer listas, são sempre ações bem vistas e queridas pelo público , principalmente nas redes sociais. Use do Facebook e Pinterest para criar listas de presentes, faça posts de produtos com visual moderno do Natal da sua loja. Além de bonito é chique e tecnológico. Aposte nisso!

Não deixe o atendimento de lado

Sempre deixe o seu público avisado antes e depois das compras, como tempo de recebimento da mercadoria, prazo de devolução das vendas, troca de produtos, dias de funcionamento, disputas no cartão ou qualquer tipo de inconveniente, ou simplesmente uma dúvida sobre o produto. Faça posts e esclareça e apareça o segredo de sucesso para a fidelidade do seu cliente.

Utilize frases de efeito e imagens também

Use e abuse de imagens de compras, pessoas com muitas sacolas, corre-corre das compras, etc. , com chamadas estratégicas como “Saldão de natal”, “O patrão enlouqueceu”, “descontos imperdíveis”, “Só aqui é Natal de verdade”, e tantas outras, pessoas adoram esses chamariz . E não se esqueça de sempre acompanhar a sua promoção com hashtags como #natal, #presentes,#papainoel e outras que só trazem resultados felizes. Aproveite!

Sua marca e atitude dizem tudo, cuidado!

Não caia na tentação de superfaturar seus produtos para gerar uma falsa promoção, isso pode colocar a sua loja no Blacklist, cumpra sua promessa e não invente. Nutra a política dos descontos reais, se quiser resultados reais e duradouros. Falando em imagem aproveite para postar informações sobre a sua empresa, do tipo quem somos e fale conosco, se tiver um site, reforce o menu com essas informações. As pessoas querem e merecem saber que é você e a sua empresa.

Utilize o poder dos anúncios

Anunciar é prioridade! Seja nas redes sociais ou nos buscadores, reserve uma verba para isso, com certeza você terá retorno mais do que garantido. Faça com o mesmo padrão visual, não fuja dos seus motivos natalinos. Dica importante: segmente todos os seus anúncios, seja por região, tempo e dias de exposição, dados do seu público ou formato, principalmente quando se tratar de mobile, priorize-o . Use este conceito em todos os canais para anunciar.

Seja viral e todos virão

Viralizar é uma ordem quando se trata de marketing digital. Faça uma busca de vídeos natalinos e insira-os em seus posts e canais de divulgação. Se puder produzir um com seus produtos, melhor ainda. Além da sua página ou outras redes para divulgar, o Youtube é uma das redes que mais cresce e é vista no mundo. Vale a pena aparecer , estude o caso e aposte nesta tendência.

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