Especialista destaca importância das pequenas empresas adotarem este quesito como fator de competitividade
Se o design é bom, todo mundo usa, veste e compra. Então, por que as pequenas empresas quase não o utilizam? O questionamento do mestre em Tecnologia Ken Fonseca encontra diversas respostas, mas, segundo ele, nenhuma se sustenta. “Design é uma forma de pensar o produto”, esclareceu.
Fonseca foi um dos palestrantes do Fórum Sebrae de Conhecimento, que a instituição de apoio às micro e pequenas empresas promove em Brasília até esta sexta-feira (18). Em sua apresentação, com o título “Design estratégico – Inovação na empresa de pequeno porte”, ele descartou alto custo, dificuldade de acesso e desconhecimento sobre a maneira de agir como fatores que inibem os pequenos negócios a adotarem o design em seus produtos e serviços.
Para Ken Fonseca, que também é colaborador Centro de Design Paraná, esta área deixou de ser apenas apelo estético e passou a caminhar junto com a produção e o marketing. “Todo o contexto precisa ser analisado: a forma, a função e o desejo do mercado”, ilustrou.
Portal
Outro aspecto apontado por Fonseca diz respeito ao fato de a forma colaborar para deixar o nível operacional mais produtivo, além de aumentar a percepção de valor dos artigos. Nesse sentido, argumentou que o design é mais eficaz quando associado a um produto à procura de novo mercado.
Ken destacou a importância de políticas públicas para estimular a adoção do design, além da aproximação dos pequenos negócios com universidades e centros tecnológicos.
Finalizando, Ken indicou aos empreendedores uma visita ao portal DesignBrasil, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Sebrae.
A parceria promove intensa troca de informações entre estudantes, empresários e profissionais da área. No portal, existe um catálogo de produtos, um banco de profissionais e a relação de instituições que apoiam o design no Brasil.