Canal de comunicação interna enfrenta “fakes”, mas na realidade traz muitos benefícios quando usado estrategicamente
De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), para 55% das empresas, transmitir as informações aos públicos operacionais é o segundo maior desafio referente à comunicação interna dentro das organizações. Diante desse cenário, a TV corporativa pode ser uma grande aliada para melhorar o alcance das informações nas corporações. Quando colocadas em lugares estratégicos, é possível atingir os colaboradores de forma assertiva.
“A TV Corporativa é um instrumento poderoso na distribuição de informação aos colaboradores, mas não adianta achar que basta instalar as TVs e esquecê-las. É necessário que haja um gerenciamento constante dos conteúdos que serão passados na ferramenta para que as informações alcancem todos os funcionários de maneira efetiva”, afirma Eric Gavazzi Vazzoler (foto em destaque), gerente de marketing da Progic, empresa líder em TV corporativa no Brasil.
Mesmo sendo um meio de comunicação muito eficaz e popular há alguns anos, ainda circulam muitos mitos relacionados ao uso da TV. Isso ocorre devido às experiências ruins de mercado ou pela falta de informação, fazendo com que muitas pessoas tenham uma primeira impressão injusta desse canal.
Diante desse cenário, o gerente de marketing da Progic listou 6 mitos mais comuns sobre a TV Corporativa. Veja a seguir:
1. TV Corporativa dá muito trabalho
Em um primeiro momento, a programação para a TV Corporativa parece exigir a criação de muitos conteúdos e que isso pode demandar muito tempo. Porém, atualmente, há ferramentas e funcionalidades que facilitam a construção desses avisos personalizados, otimizando a atualização do sistema e permitindo que as informações das telas sejam espalhadas por diversas unidades de forma rápida e constante.
2. TV Corporativa é apenas para decorar o ambiente
A TV também é vista como uma ferramenta que serve apenas como uma decoração nos espaços comerciais, porém quando é feita uma análise dos ambientes das empresas é possível perceber onde há maior movimentação de pessoas, como bebedouros, refeitórios, corredores e sala de espera, dependendo da infraestrutura da organização, desse modo é possível aplicar essa tecnologia gerando audiência no canal e impedindo que as telas sejam apenas um enfeite.
3. TV Corporativa é um canal de mão única
A TV corporativa não é um canal de mão única, visto que por meio dela é possível solicitar a participação dos colaboradores em pesquisas internas ou em atualizações de informações, promover ações de gamificação, entre outras operações. Além disso, também é viável a contribuição de agentes comunicadores, líderes e demais funcionários na construção da programação e inserção de informações.
4. TV Corporativa é para determinado segmento
É comum a ideia de que essa ferramenta serve apenas para determinado segmento, principalmente para aqueles que têm um ambiente de trabalho mais amplo. Porém, esse canal ajuda a compartilhar os avisos tanto em ambientes fabris quanto em escritórios e empresas de outros segmentos.
5. TV Corporativa não engaja
Esse com certeza é um dos maiores mitos relacionados à TV Corporativa, visto que um dos maiores benefícios é o aumento do engajamento, isso ocorre por conta da divulgação dinâmica e atrativa de elementos culturais, metas e objetivos da empresa, favorecendo o engajamento do colaborador com a empresa.
6. TV Corporativa não é segura
Existem diversas medidas que podem ser seguidas para garantir a segurança de um canal de TV, como o uso de equipamentos profissionais, que foram feitos para funcionar de forma autônoma, com memória de sistema operacional read-only, ou seja, imutáveis, e que não tem portas de entrada de controle, como USB para mouse e teclado. Além disso, utilizar uma rede exclusiva de internet para a conexão. Esses procedimentos dificultam a invasão dos dispositivos por partes dos crackers.