Evento debate os principais desafios logísticos das empresas

A Hannover Fairs Sulamérica, responsável pela realização da CeMAT South America – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística, realizou na manhã de terça-feira (28/4), em São Paulo, debate sobre os Desafios Logísticos do Brasil, com a presença de Edson Carrillo, CEO da Connexxion Brasil, Ricardo Rodrigues, diretor de logística do Magazine Luiza, Luís Cláudio Martão, gerente sênior de operações logísticas da C&A Modas, Saulo de Carvalho Junior, presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística (Anfarlog) e Wellington Amorim, gerente de Suporte ao Cliente da Helibras, todos grandes utilizadores de logística em suas operações.

Dentre os principais desafios, está a automação, apontada com ressalvas. Para Rodrigues, “o varejo está cauteloso na introdução de processos automatizados e tem dificuldade de encontrar fornecedores que ajudem no passo a passo”. Martão afirmou que “o comércio precisa de flexibilidade” e “que o desenvolvimento do processo logístico deve estar alinhado com a operação”. O representante da Helibras disse que “a tecnologia de ponta já está introduzida na empresa, mas necessita de sistemas de adaptação rápida”.

Sobre a demanda por equipamentos, Martão apontou como exemplo, as empilhadeiras e lembrou a importância de prever como será a logística em 2025. “Precisamos entender que, com os espaços cada vez mais caros, temos de aprender a ocupar a altura”. A opinião foi compartilhada com Amorim, que lembrou a questão da robotização, ainda pouco utilizada aqui. Carvalho Junior salientou o uso de pallets plásticos e armazéns climatizados, para o setor farmacêutico. A qualificação de mão de obra especializada foi outro ponto apontado.

Cada participante mostrou sua visão sobre a guerra fiscal, que impacta na expansão de CDs. Para Amorim, é imprescindível a combinação de aeroportos com rotas rodoviárias para agilizar o atendimento. Rodrigues disse que “a guerra fiscal atrapalha a solução logística”. Segundo Martão, a opção é pela malha logística, pois “é a estratégia que define a localização do CD”.

Para Valério Regente, diretor-executivo da Hannover Fairs Sulamérica, o debate “mostrou as necessidades claras das empresas, que são, na verdade, oportunidades de negócios para os fornecedores logísticos”.

A CeMAT SA será realizada de 30 de junho a 3 de julho, no Transamerica Expo.

Saiba mais: www.cemat-southamerica.com.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn