Expansão exponencial de franquias é tema de especialização na PUC Minas

gestão 300 franchising

Modelo de negócios implementado de forma pioneira pela 300 Franchising combina aceleração agressiva com gestão responsável

Você ouviu falar em Franchising 4.0? Referência a um modelo de negócio com expansão rápida e crescimento exponencial, o assunto é abordado na especialização em Gestão de Franquias da PUC Minas Gerais. Desenvolvido para os profissionais que desejam se aprofundar no segmento, o programa – que tem inscrições abertas para nova turma a partir de junho – pode ser feito a partir de qualquer região do país, com aulas online e ao vivo na plataforma da instituição.

Um dos idealizadores do curso, Lucien Newton, explica que o Franchising 4.0, também chamado de Franchising Exponencial, é marcado por uma aceleração agressiva, mas feita com responsabilidade e sustentabilidade. Ele explica que o termo acelerar foi incorporado, propositalmente, da linguagem das startups. “A primeira geração foi o franchising tradicional, com marcas como McDonalds, depois, vieram as microfranquias. A terceira geração foi a passagem de indústrias, como Bauducco e iG Piscinas, para o varejo. Agora estamos vivendo uma nova onda no universo das franquias”, contextualiza.

Segundo Newton, também fundador da Loja de Franquia, consultoria especializada em formatação de redes, o curso oferece aos participantes o que há de mais avançado em termos de expansão e gestão com base no método aplicado pela 300 Franchising Exponencial – holding com mais de 90 marcas e cerca de sete mil unidades de franquias no Brasil. “Este é um curso de formação em gestão de franquias atualizado, que traz o que tem de mais novidade no mercado atual, que é essa velocidade de expansão”, comenta Newton.

Mais do que processos e manuais

Com o crescimento do franchising nos últimos 20 anos, a busca de capacitação tornou-se indispensável para os profissionais que pretendem acompanhar o desenvolvimento do mercado. “O franchising moderno está cheio de inovações, ferramentas de gestão e técnicas que fazem com que esse setor tenha uma necessidade de capacitação gigantesca”, diz o especialista. “Franquia hoje é muito mais do que processos e manuais. No curso, usamos estratégias mais elaboradas sobre como estruturar e replicar os processos de implantação mais tecnologia, linguagem moderna, pontuando as etapas do processo para uma implantação digital, treinamento EAD e suporte para expansão sustentável.”

Com duração de 360 horas online e 432 presenciais, o curso tem 13 meses de duração. As aulas são dadas por professores reconhecidos no mercado de franquias, nas áreas de marketing, planejamento, financeiro e estruturação operacional. O público-alvo inclui franqueadores, franqueados, consultores, advogados e prestadores de serviços para o segmento de franquias, mas pode ser feito por qualquer pessoa interessada em aperfeiçoar-se no segmento. “O diferencial do curso está em trazer para a sala de aula pessoas do mercado, com anos de experiência, histórias para contar e, com isso, fortalecer os anseios dos alunos”, explica Rodrigo Campelo, coordenador do curso da PUC Minas.

Para o CEO da 300 Franchising, Leonardo Castelo, é fundamental para os profissionais buscarem qualificação. Em 2021, o setor de franquias injetou R$ 185 bilhões na economia. Em 2022, o segmento permanece em expansão, com faturamento estimado até dezembro de R$ 201,7 bilhões. “Vamos incentivar as pessoas do nosso ecossistema de franquias a se aperfeiçoarem com essa especialização. É um curso que atende tanto aos empreendedores e investidores do segmento como aos colaboradores. Com o potencial de expansão do franchising nacional, é fundamental buscar esse conhecimento especializado.”

Sobre a 300 Franchising – A 300 Franchising, maior holding de franquias do país, é liderada pelos irmãos Leandro Castelo e Leonardo Castelo, Empreendedores Endeavor e ganhadores do prêmio Empreendedor do ano EY. A empresa investe em 90 marcas de franquias que juntas possuem 7 mil unidades e faturamento anual sell-out de R$2,2 bilhões. Em 2022, a marca inicia a expansão internacional, com foco na Europa.

Facebook
Twitter
LinkedIn