Por onde começar a cortar custos em uma pequena empresa?

Em tempos de incerteza econômica, utilizar de maneira mais assertiva os recursos da empresa, seja produção, logística, marketing, tecnologia, água, luz, telefone, entre muitos outros, traz diversos benefícios para o empreendedor. Além de contar com produtos ou serviços mais competitivos e margem de lucro mais alta, a redução de custos se torna item obrigatório para qualquer negócio que enfrenta concorrência acirrada.

“Ao realizar um diagnóstico preciso da companhia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é natural que o olhar do dia a dia do proprietário não enxergue todos os possíveis itens que trazem despesas desnecessárias”, esclarece Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios especializada em pequenas e médias empresas.

O consultor elenca que melhorar a eficiência no atendimento, implantar um serviço de pós-venda, melhorar a iluminação ou a exposição dos produtos, por exemplo, são itens que, embora possam parecer despesas, podem ampliar o faturamento e, consequentemente, o lucro do negócio. “Otimizar processos e rever funções dos colaboradores permite ganho de qualidade e agilidade, o que é primordial”.

Dispensar o que não afeta a produtividade e o bem-estar dos colaboradores é outro item que precisa ser avaliado com cuidado. Elencar todos os custos de operação e um levantamento preciso mês a mês é uma forma de avaliar o que, de fato, é custo sadio (que vale a pena) de custo desnecessário (que traz prejuízo), lembra Gigliotti. “Somar despesas pequenas é outra ação importante. Muitas vezes o empreendedor analisa os custos a serem cortados e se esquece dos itens considerados ‘pequenos’. Avaliar caso a caso, no entanto, é sempre a melhor alternativa para tempos de incerteza”.

 

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