Rede de pastéis quintuplicou produção com ideias simples

Desde do início da Pasteca a proprietária Miriam Terezinha Felippi sempre quis ter uma rede de franquias, mas não sabia como enxugar custos e otimizar a produção para que o investimento não fosse tão alto e a produtividade aumentasse, juntamente com o ganho de escala que é preciso para a expansão de lojas. “Quando se pensa em levar o negócio para outras cidades pelo sistema de franquias tem que se ter antes o negócio na mão, funcionando redondinho. Para isso, são essenciais a formatação e as regras para que o cliente coma o mesmo pastel, com a mesma qualidade e sabor em todas as lojas. Assim, garantimos a qualidade do nosso produto e atendimento”, explica Miriam.

Com reformulações simples do negócio, do layout da loja à mudança de cardápio, que eliminou 436 produtos, a empresa aumentou a produtividade de R$ 234,00 por m² (numa loja que antes tinha 684 m²) para uma produtividade de R$ 1.025,00 por m², agora numa loja com 78m² e que será o padrão para a expansão em todo o Brasil.

Confira as principais mudanças:

1-      Layout simplificado: A loja sofreu uma reestruturação e passou a ser bem menor – de 684 m² para 78m². Tinha mesas e cadeiras na calçada e agora possui loja compacta, com mesas e cadeiras internas, como num fast food. A loja passou a não ter paredes internas nem divisórias e são os equipamentos que dividem as áreas.

2-       Produtos a menos: Eram 501 produtos ao todo – pastel, sanduíches, pizzas, saladas, sorvetes, bomboniere e bebidas. Agora são oferecidos somente pasteis, somando com as bebidas 58 produtos.

3-      Cardápio extinto:  No lugar do cardápio surgiu o menu board, afixado na parede atrás do balcão. Antes, as pessoas pegavam o cardápio, iam até as mesas e faziam o pedido. Agora, o cliente vai ao caixa, faz o pedido através da visualização do menu board e faz o pagamento. Recebe, então, uma haste com o número do pedido e a leva para a mesa. Quando o mesmo fica pronto, a atendente recebe a bandeja com o número correspondente à haste de cada cliente e a leva para a mesa. O atendimento foi agilizado e não há mais tumulto no balcão quando a loja está cheia.

4-      Produção de fábrica: A produção agora é linear, como na linha de montagem de um carro. Os produtos e seus insumos é que se movimentam em linha e não mais as pessoas. O estoque também está disponível em cada uma das etapas de montagem e preparo dos produtos. Essas mudanças proporcionaram grandes ganhos de escala, diminuição do tempo de preparo dos pastéis e diminuição de custos.

5-      Aumento da Produtividade por m²: Antes havia 684 m² e uma produtividade de R$ 234,00 por m², agora tem 78m² e uma produtividade de R$ 1.025,00 por m².

A Pasteca possui duas unidades próprias – uma em Chapeco e outra em Xanxerê, ambas em Santa Catarina e no ano passado abriu sua primeira franquia em Erechim, no Rio Grande do Sul.

O faturamento da pequena rede já chegou aos R$3 milhões no final de 2013. O plano de expansão para este ano contempla a instalação de cinco lojas ainda neste ano, em cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O investimento total para abrir uma franquia da Pasteca é de R$ 190 mil, já com a taxa, com faturamento médio é de R$ 60 mil/mês e rentabilidade de 10% para o franqueado.

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