Dentre os passos para se montar um e-commerce, pensar em quais meios de pagamento oferecer ao seu cliente é um dos mais importantes. Conhecer as diferenças entre eles pode ajudar a definir qual a melhor estratégia para sua empresa e que melhor irá atender as necessidades do seu consumidor. Marcio Eugênio, especialista em e-commerce e sócio fundador da D Loja Virtual, explica alguns destes meios.
– Cartão de crédito
Atualmente um dos meios mais utilizados para pagamento em e-commerce. O cliente digita o número de seu cartão diretamente no sistema da operadora, através de uma conexão segura. O lojista tem como custo uma tarifa mensal.
– Boleto bancário
Opção necessária em seu e-commerce e destinada principalmente aos clientes que não possuem cartão de crédito ou não gostam de realizar transações com o cartão na internet. O custo para o lojista fica em torno de 4 reais, mas pode variar de acordo com o banco
– Transferência eletrônica de fundos (TEF)
Aqui o cliente digita sua senha em uma conexão direta com o banco (internet banking), que autoriza a transferência do valor de compra para a loja. É uma boa alternativa para o pequeno empresário devido ao baixo custo de cada transação
– Pay Pal e similares (facilitadores)
O cliente fornece suas informações de conta no ambiente seguro da empresa e paga com seu cartão de crédito ou o saldo disponível. Após, o Pay Pal oferece uma transferência online para a conta da empresa. Vem sendo bastante utilizado pelos e-commerce.