Startup gera economia e melhora a experiência do consumidor com a logística

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Onedoor auxilia 200 empresas na fidelização de clientes por meio de uma solução completa e unificada, capaz de planejar rotas, gerenciar pedidos e oferecer acompanhamento em tempo real de entregas
Em ascensão desde 2020, o e-commerce brasileiro apresentou, em janeiro deste ano, uma alta de 20,56% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para o futuro, a expectativa é que a tendência de crescimento perdure: segundo o relatório The Global Payments Report (2022), o comércio eletrônico do país deve superar a taxa de expansão do segmento em nível mundial, crescendo 95% até 2025, com a marca de US$ 79 bilhões em valor de transação. Diante da alta demanda, destacar-se nesse mercado altamente competitivo exige uma preparação que vai muito além de oferecer um produto de qualidade: envolve, também, uma experiência completa no que tange ao processo de entrega de pedidos feitos online.

Atuando no “last mile”, a startup de logística Onedoor percebeu que quando o assunto é entregas, a otimização dos processos é parte fundamental para reduzir os custos das operações e garantir a fidelização de clientes. O ramo da “última milha”, na tradução em português, diz respeito ao trajeto final feito pelos produtos partindo do centro de distribuição até a casa dos consumidores, mas, apesar de ser a última etapa, engana-se quem acredita que ela é a menos importante ou a mais fácil.
“É no last mile que o lojista poderá mostrar a qualidade do serviço e como valoriza uma entrega bem feita e dentro do prazo estipulado. Ao mesmo tempo, é nessa etapa, tão importante na logística, que mais aparecem os problemas comuns à entrega. Os atrasos, a falta de visibilidade e transparência na localização dos pedidos e as dificuldades de comunicação entre quem vende e quem compra, podem gerar desencontros e a necessidade de reentregas ou, ainda, o não recebimento das encomendas, algo que, em última instância, impacta negativamente os gastos e a reputação dos negócios.”, explica Parsival Ferreira Araujo, CEO e cofundador da Onedoor.

Orquestrando a logística

Para sanar esses problemas, a startup desenvolveu uma solução que uniu, em um único local, várias funcionalidades que auxiliam empresas de varejo, dark stores, redes de farmácia, e-commerces e principalmente transportadoras a tornarem a gestão de pedidos mais inteligente. Trata-se de uma plataforma de orquestração logística, que funciona como um verdadeiro maestro coordenando as diversas etapas da cadeia que envolve a chegada dos pedidos até os consumidores: “Usar diferentes plataformas para gerenciar sua logística, além de ser confuso, pode custar caro. Por meio das nossas soluções modulares, criamos um ecossistema unificado que conecta diversas pontas da gestão de entrega.”, completa Parsival.

Os altos custos com a logística partem, principalmente, da falta de planejamento com as operações e, para tanto, dentro da plataforma da Onedoor, o roteirizador de entregas atua realizando o cálculo da melhor rota a ser efetuada pelos entregadores, de modo a oferecer a ordem e o trajeto mais rápido a ser percorrido – o que permite otimizar tempo e economizar dinheiro, ainda mais quando consideramos o contexto de alta no preço dos combustíveis.

Já no que tange ao controle e ao monitoramento, é o gestor de pedidos que fornece as informações para todos os envolvidos na cadeia logística, funcionando como uma torre de controle que permite visualizar cada passo dado pelas encomendas. Essa transparência, inclusive, é acessível também para os consumidores, os quais aguardam ansiosamente pelos seus produtos: com a ferramenta de tracking – ou rastreamento em tempo real -, os clientes têm acesso à localização dos pedidos por meio de um link que pode ser aberto em qualquer navegador de internet e no qual é possível ter a previsão detalhada de quando a entrega será efetuada, além de receberem notificações via Whatsapp quando o pedido estiver a caminho.
A solução da startup emerge num cenário no qual a logística é a principal preocupação das empresas que dependem do serviço de entregas: segundo pesquisa da Omni Envios em parceria com o E-commerce Brasil, 72% dos entrevistados apontaram esta área como ponto a ser trabalhado. Nesse sentido, o investimento nesses processos é fator crucial para garantir a satisfação dos clientes e, assim, garantir o sucesso dos negócios.
“Todos nós gostamos de fazer compras online, mas a parte que parece ser mais angustiante nesse processo é justamente a de entrega. A falta de controle, gestão e de visibilidade dos processos é algo que prejudica tanto os consumidores finais, que se frustram com a compra, quanto os empreendedores, que acabam tendo custos maiores e uma baixa retenção de clientes. Com a nossa plataforma, buscamos abrir essa porta de oportunidades para o crescimento das empresas, que podem, assim, encantar os consumidores com uma experiência única.”, comenta.

Fundada em 2018, a Onedoor já atende 200 empresas dos mais diferentes tamanhos e nichos, que vão desde o e-commerce ao delivery de comida. Com atuação em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Tocantins, a startup faturou no ano passado R$ 1,3 milhão e planeja expandir suas operações para todo o país.

 

 

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