Docol mantém aposta em pesquisa e inaugura centro de inovação

O Flow é a mais nova iniciativa da empresa que dedica atualmente 3% de sua receita à área; 10% a 15% do faturamento provém de projetos inovadores

A Docol é reconhecida nacional e internacionalmente por dois dos seus pilares mais fortes: o design e a inovação. A fim de se manter cada dia mais competitiva, a empresa acaba de inaugurar seu Centro de Inovação, o Flow, local criado para explorar o máximo potencial criativo, colocando ideias e pesquisas em prática e impulsionando a inovação.

“Esperamos que esse espaço estimule e fortaleça a cultura inovadora dentro e fora da companhia, além de impulsionar novas parcerias e atrair talentos da comunidade”, diz Guilherme Bertani, presidente da Docol. Ele acrescenta que o time de inovação, composto por mais de 30 profissionais de diferentes áreas do design e da engenharia, trabalha com a visão de futuro da empresa e atua em pesquisa e execução de projetos pioneiros, além de se dedicar ao aprimoramento dos produtos existentes. “Nosso foco é trazer ao mercado soluções que ajudem as pessoas a utilizar a água da melhor forma possível e ofereçam praticidade e conforto”, completa.

Atualmente, a empresa dedica de 2% a 3% de sua receita em inovação. Vale ressaltar que entre 10% e 15% de seu faturamento provém de projetos inovadores. Nos últimos anos, as pesquisas e parcerias com as universidades de Joinville e região resultaram em 74 novas patentes de propriedade intelectual/modelo de utilidade e outras 145 de desenho industrial.

A Docol, em seu histórico inovador, foi pioneira em diversos produtos e tecnologias no segmento, com destaque para as torneiras de fechamento automático, a válvula de descarga hidromecânica, a torneira com ozônio, a tecnologia de acionamento por proximidade no Brasil, e em ser a primeira a oferecer Garantia Toda Vida para seus produtos.
Desde 2019, tem sido a empresa que mais conquistou prêmios internacionais, o que demonstra que é a marca do segmento que mais entende de design. Na mais recente edição do renomado prêmio iF Design, conquistou o 1º lugar no ranking geral no Brasil e na América do Sul. Com o desafio de sempre oferecer os melhores produtos e soluções para os mais variados projetos, ao longo de mais de 60 anos, reforça seu compromisso com o bom design, inovador e sustentável, que está na essência da marca.

Crescimento e expansão de mercado
Nos últimos três anos, a Docol alcançou um crescimento superior a 50%. “A estratégia de expansão de portfólio de produtos, baseada em inovação e na atuação global, deve manter a sequência de crescimento”, explica Victor Henrique Fagundes, gerente de Inovação.

“Estimamos produzir 16 milhões de peças neste ano. Os ganhos de produtividade são atribuídos às estratégias de negócios que foram amadurecendo e evoluindo nos últimos sete anos, como o “Jeito de produzir Docol”, o programa de maximização do uso dos ativos e de otimização dos estoques, entre outras iniciativas. Estas ações tem contribuído para o ganho ainda maior de rentabilidade da empresa”, acrescenta Guilherme Bertani.

A expansão e diversificação do negócio incluíram a construção de uma nova fábrica dedicada a louças em Poços de Caldas (MG) e a aquisição das fábricas de pias, cubas e tanques de inox da Franke Sistemas de Cozinhas do Brasil, em 2021, e do controle da Mekal, em 2019. Essas ações fizeram da empresa uma das principais marcas nessas categorias de produtos.

A Docol aportou aproximadamente R$ 82 milhões em 2022 e planeja investir mais de R$ 200 milhões neste ano, o que vai possibilitar o crescimento contínuo e sustentável. O investimento previsto para os próximos cinco anos é de mais de R$ 1 bilhão.

Sobre a Docol
Indústria brasileira com mais de seis décadas de existência e sede em Joinville (SC). Seu objetivo é transformar o cotidiano por meio do design, proporcionando experiências únicas através da água, com soluções baseadas em inovação e sustentabilidade. Com um quadro de mais de 2.200 colaboradores e um portfólio com mais de 2.900 itens, a empresa atua nas categorias de inox, metais e louças sanitárias. Seus produtos, que acumulam prêmios ao redor do mundo, são exportados para mais de 35 países. É uma das líderes do segmento no Brasil e a maior exportadora de metais sanitários da América Latina, contando com 3 plantas industriais.

Foto em destaque
Inauguração foi realizada com a presença da vice-governadora, Marilisa Boehm, do prefeito de Joinville, Adriano Silva, secretários estaduais, municipais, deputados, vereadores e outras autoridades e representantes de entidades

Facebook
Twitter
LinkedIn