Aliando o acúmulo de funcionalidades com a praticidade no transporte e no manuseio, o celular se transformou em um dos itens mais importantes na vida do ser humano do século XXI. Hoje em dia, é muito difícil imaginar a rotina de uma pessoa sem celular, seja para realizar ligações, enviar mensagens, tirar fotos, ler e-mails, ou acessar Internet. E a tendência é que esse quadro se intensifique ainda mais com o passar do tempo.
De acordo com um estudo da consultoria Accenture, mais da metade, ou 61%, para ser mais preciso, dos internautas brasileiros usam smartphones para navegar na rede. Evidentemente que, em boa parte desses acessos, eles acabam comprando por meio do celular, seja visitando os sites das empresas diretamente ou usando o aparelho para comparar preços entre diferentes produtos. Logo, pensar a forma como o seu e-commerce é visualizado em smartphones, e em outras plataformas móveis similares, é um item que merece a sua atenção. Vou corrigir a frase: merece atenção imediata.
Recentemente, o Google lançou um novo recurso, para evitar que as pessoas visitem sites de empresas acidentalmente, como clicando em adwords porque o espaço nos visores de seus celulares é muito pequeno. Mas além de torcer para que as empresas desenvolvam mais mecanismos assim, você pode, e deve, ajudar seus internautas disponibilizando botões e links grandes, evitando que eles precisam dar zoom ou que tenham dificuldades ao tentar clicar em alguma coisa. Falando em links, é muito importante delimitá-los para o seu cliente, uma vez que muitos sites só permitem ao visitante saber o que é realmente um link quando o usuário passa o cursor do mouse em cima da palavra, possibilidade que o usuário não dispõe em seu smartphone touchscreen.
O volume de conteúdo que irá aparecer para seus consumidores também é motivo de alerta. Você já imaginou como aparecem as descrições dos seus produtos em iPads? Ou qual a quantidade de texto ideal para o “quem somos” da sua empresa em uma tela de 3 polegadas? Esses e outros questionamentos devem ser feitos, para otimizar a navegação em seu site, em um universo que converge cada vez mais para o uso constante de smartphones. Procure abrir a sua página por meio de um celular, especialmente aqueles que utilizam IOS, Android e Windows Phone, os sistemas operacionais mais usados atualmente, e você terá uma noção do que precisa ser melhorado ou ajustado.
Essa pletora de aparelhos portáteis com acesso à Internet está revolucionando a forma como as pessoas se comunicam, interagem e compram. A adaptação dos textos, das imagens e de qualquer outro conteúdo que você insere no seu site é uma necessidade urgente para a sua loja virtual, pois elas já têm potencial para influenciar as suas vendas e mesmo suas futuras campanhas de marketing digital.
*Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual. Especialista em e-commerce – www.dlojavirtual.com