Com o intuito de auxiliar e inspirar empreendedores em uma jornada bem sucedida, Marcell Almeida, CEO e co-fundador da PM3, empresa referência em cursos de gestão de produtos no Brasil, apresenta quatro livros para quem quer empreender e garantir uma trajetória de sucesso.
Com passagem por empresas como Nubank, Easy Taxi, VivaReal, Seek e Intuit, Marcell possui mais de 10 anos de experiência com gestão de produtos em empresas de rápido crescimento. Além de empreendedor, Marcell Almeida é investidor-anjo, já tendo aportado em diversas startups do ecossistema de tecnologia.
Confira as dicas de leitura do empreendedor para crescer com sucesso.
1 – Traction: A Startup Guide to Getting Customers
Escrito por Gabriel Weinberg e Justin Mares, Traction revela o poder da métrica e de como ela sinaliza os resultados para uma empresa. Isso fica bem claro, por exemplo, nas métricas principais de uma determinada companhia: se os números crescem é sinal de que o trabalho está sendo desenvolvido muito bem. Em outras palavras, tração é crescimento.
Um livro mais técnico que ensina como aplicar métricas no seu produto ou na sua empresa. Marcell Almeida revela que o livro foi importante para o início da sua carreira como empreendedor e que acelerou a sua curva de aprendizado, além de ter sido fundamental para descobrir a dinâmica do full time. O livro detalha os 19 canais necessários para atrair mais clientes e garante que o fundamental é conhecer muito bem o consumidor.
2 – Fora de Série (Outliers)
Com referências mundiais de diversos nomes do empreendedorismo, como celebridades, empresários e esportistas, Fora de Série é uma obra excepcional que se baseia numa rede de vantagens e heranças. Algumas merecidas, outras não.
Na verdade, o livro segue repleto de exemplos que desafiam o senso comum. Ao terminarmos a leitura, temos certeza de que o sucesso não acontece no vácuo, e que não depende somente do mérito pessoal, mas é influenciado por uma série de fatores que às vezes nem desconfiamos. O livro desmistifica o sucesso e a sorte.
De autoria de Malcolm Gladwell, a obra retrata um estudo incrível sobre particularidades e dados estatísticos de trajetórias de sucesso para explicar porque algumas pessoas são bem sucedidas e outras não, cheio de lições de Marketing e de Desenvolvimento Pessoal.
A persistência é um dos fatores que o autor do livro cita como o grande segredo para alcançar os objetivos a ponto de se tornar um especialista.
3 – Hard things about hard things
Em português, “O Lado Difícil das Situações Difíceis” é um livro lançado em 2014 e que apresenta as experiências do próprio autor, Ben Horowitz, sobre como superar os momentos difíceis quando se é o líder de uma empresa. Na obra ele conta suas histórias reais, o que passou na vida de empreendedor, que não é fácil. Ele não endeusa o empreendedorismo. Pelo contrário, ele mostra o preço que se paga para alcançar o sucesso.
O livro é indicado para CEOs ou fundadores de negócios que têm vontade de empreender ou interesse em entender como as empresas chegam ao sucesso. É uma obra ideal para ajudar nesta jornada e para entender os processos do que é empreender com afinco.
É fato que muitos simpatizantes ao empreendedorismo aguardam a fórmula correta ou um passo a passo para abrir seu próprio negócio, mas como Horowitz diz, isso não vai existir. Não há CEOs que nasçam nessa posição ou já preparados para assumi-las. Somente o trabalho duro e a perseverança vão possibilitar se aproximar do sucesso.
4 – A real sobre empreender (Viva the Entrepreneur)
O livro, escrito por Brian Requarth, co-fundador da VivaReal e que foi CEO da companhia até 2016, conta a trajetória do empreendedor na construção desta que é uma das maiores startups na América Latina. Marcell trabalhou na VivaReal e pode ver de perto alguns destes ensinamentos. A obra tornou-se essencial para qualquer empreendedor na área de tecnologia no Brasil por descrever os desafios mais difíceis que todo fundador enfrenta na América Latina e, em especial, no Brasil.
Em “Viva the Entrepreneur”, Brian abre o jogo sobre diversos aspectos do empreendedorismo. O autor fala sobre estabilidade emocional e relacionamento com sócios fundadores e VCs, revelando todo o desafio que existe por trás disso. Além disso, ensina como montar uma equipe e empresa com escalabilidade, quais erros comuns não cometer e até mesmo dicas valiosas sobre o caixa da empresa. Este livro é um condensado de informação sobre empreendedorismo, bem raro de se encontrar.