Sabemos o quanto o marketing digital é fundamental em um negócio. Imagine, então, em tempos de crise. Agora precisamos avaliar os cenários, ter prioridades e identificar oportunidades.
Lembre-se: o primeiro passo é identificar o que não deu certo mesmo antes da crise. Aprimorar as estratégias é fundamental. É preciso conhecimento e crítica para abandonar modelos que não foram eficientes.
A empresa deve agir de maneira planejada e eficiente. Um equívoco pode proporcionar estragos financeiros e manchar a reputação de uma marca. Pensando nisso, listei 10 erros que você não deve cometer no marketing digital B2B.
1 – Esse erro está em primeiro lugar e não é à toa. Tudo começa com o investimento. É onde sua empresa se embasa. Antes de começar a pensar nas estratégias, é preciso analisar como foi aplicado o dinheiro e qual o retorno conquistado em cada estratégia. Depois desta análise, vamos ao erro mais comum: insistir em investir no que não traz resultado. Esqueça! Se não está dando certo, mude seus investimentos e estratégias. Não fique preso no que está dando errado.
2 – Se seu conteúdo não engaja com seu público, não adianta manter a abordagem. Diversifique e busque encontrar o melhor modelo para sua empresa. É necessário manter um conteúdo ativo, mas se ele não funciona, não está ajudando seu negócio a alcançar bons resultados. Existem muitas possibilidades e formatos diferentes, um deles vai ajudar a alavancar sua marca.
3 – Se no ano que passou sua empresa não investiu em estratégias a longo prazo, este erro pode ser caro agora. As campanhas de ativação são muito importantes, mas não mantém uma saúde financeira. É preciso parar de insistir nesse erro e já adicionar estratégias no seu plano.
4 – Se sua empresa ainda não está construindo uma presença nas redes sociais, está cometendo um grande erro. Mesmo para o mercado B2B, as empresas estão cada vez mais envolvidas com Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest. Comece a usá-las e veja em qual o seu público-alvo está mais ativo e procurando por suas soluções. As pessoas estão cada vez mais conectadas e no B2B não é diferente. Construa seu diferencial pela rede social.
5 – Grande parte das empresas acredita que seu site está ótimo e que não precisa ser atualizado. Isso pode até ser verdade, mas estamos evoluindo para a versão mobile. Se seu site não está otimizado para uma versão mobile first, é possível que você esteja perdendo negócios. Portanto, mesmo para o mercado B2B, não deixe de atualizar sua plataforma. Ela será seu cartão de visita na internet.
6 – Não usar anúncios no Google, Facebook e LinkedIn é um erro que muitas empresas no mercado B2B cometem por achar que não trarão resultados. Mas da mesma forma que é preciso construir uma presença orgânica, estar nas plataformas com anúncios é importante para alcançar quem não conhece sua marca. Portanto, se você não usa a publicidade digital, comece a fazer um pouco em cada plataforma e veja qual a melhor para sua empresa.
7 – Ignorar comentários e feedbacks nos canais digitais é um erro que não atrapalha apenas a sua reputação, como também prejudica outros setores da empresa. Seu público é quem pode falar melhor sobre seus produtos ou serviços. Então, não ignore as mensagens. Se fizer, você está ignorando seu potencial de crescimento. Por isso, ouça mais e busque sempre ajudá-los a sanar as dúvidas e resolver os problemas.
8 – Não seja repetitivo nas redes sociais! Cada canal tem suas características e particularidades, por isso usar o mesmo conteúdo em todas as redes podem afastar o seu público ao invés de aproximá-lo. Aprenda mais sobre os seus canais e saiba usá-los ao seu favor.
9 – Não estabelecer metas parece simples, mas muitas empresas não as traçam para suas estratégias, e assim não tem como se apoiar nos números para saber o que está dando certo e o que não está. É possível montar as estratégias sem ter metas, mas é como um barco sem rumo, você pode até chegar a algum lugar, mas pode ser em um local onde não queira estar.
10 – Não procurar especialistas para ajudar a sua empresa é um erro e pode ser o que faz com que sua marca cometa todos os outros citados. Sem ajuda para organizar e montar suas estratégias, é mais fácil errar. Sempre busque por quem entende do mercado B2B e que é parceiro de grandes empresas do mercado. Assim fica mais difícil sua empresa ficar em apuros em algum momento.
Sobre a TRIWI
Fundada pelos sócios Ricardo Martins e Tricia Martins em 2018, a TRIWI nasceu para ser uma agência de inovação digital. Com a missão de criar soluções de marketing e comunicação, a empresa realiza planejamento, desenvolvimento, execução e manutenção de projetos. Integrar inteligência estratégica, inovação e tecnologia permite que as empresas alcancem os melhores resultados, fugindo de caminhos óbvios.
A metodologia moderna que impulsiona os negócios das startups mais famosas do mundo é parte do modelo de atuação da TRIWI, aplicado em diferentes possibilidades no universo do marketing digital.
A agência oferece consultoria em marketing digital, geração de leads, publicidade digital, criação de conteúdo, redes sociais, inbound marketing, desenvolvimento de sites e blogs e consultoria em tecnologia e segurança da informação
Mais sobre os seus fundadores
Ricardo Martins – CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser.
Tricia Martins (cofundadora, administrativo e financeiro da TRIWI).
Graduada pela Universidade da Amazônia em Análise de Sistemas, pós-graduada em Aplicações em Desenvolvimento Web pela Universidade Federal do Pará e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tricia Martins é desenvolvedora web e durante sua trajetória profissional, que inclui 15 anos de experiência, atuou no Detran e Marinha do Brasil.