5 tendências do marketing em 2015

As tendências do mundo do marketing mudam de ano para ano. Em 2015, com a economia em má fase, há algumas já definidas. O estrategista em marketing Gabriel Rossi indica a adoção de estratégias corretas para driblar a crise brasileira, seguindo premissas que resultarão em um ano melhor para marcas e empresas.

Confira abaixo as cinco tendências do marketing neste ano:

1) Mudança de humor do consumidor

A piora acentuada na economia faz com que haja profundas mudanças de consumo no Brasil. Consumidores, que também são cidadãos e atores políticos, tendem a ser mais críticos em relação à fibra moral das empresas quando o cenário é de recessão, crise e/ou falta de perspectiva. Por isso, é fundamental investir no bom atendimento, no cuidado nas redes sociais, que representam oportunidades maravilhosas para conversar, ouvir e reagir em tempo real.

2) Usar o passado como ferramenta no presente

As pessoas tornam-se nostálgicas em momentos difíceis. Nós, consumidores contemporâneos, tendemos a acreditar que dias do passado são dias melhores. As pessoas sentem carinho por lugares e objetos que evocam e remetem tempos mais saudosos e aprazíveis. Com isso, o storytelling terá uma participação importante e estratégica. Vários estudos demonstram que o ouvinte de uma história pode ser tudo, menos passivo.

3) Desgaste da Teoria do Posicionamento

Não há mais espaço no marketing moderno para permanecer engessado. Consumidores querem ser levados para outros territórios, surpreendidos, e observar movimento e novidade. Isso leva a certo desgaste da Teoria de Posicionamento, propagada por Al Ries e Jack Trout. Não bastará ser apenas diferente e fincar uma bandeira por anos no mesmo lugar. É preciso continuar sendo diferente.

4) O crescimento da economia colaborativa

Os consumidores podem agora comprar e trocar entre si, muitas vezes sem comprar diretamente das marcas. Por causa disso, alguns planos de negócio começam a ficar irrelevantes, fazendo com que as corporações precisem reavaliar suas estratégias, passando a alugar, emprestar ou até mesmo presentear consumidores com seus produtos e serviços. O novo consumidor não se preocupa mais em ser dono das coisas, mas ter acesso às coisas.

5)  Internet das Coisas

Sistema que está presente no nosso dia a dia. As empresas precisam estar atentas a esta mudança tão importante, pois ela deve alterar o comportamento das marcas. Isso começa a aparecer de maneira incisiva neste ano, embora a grande transformação leve mais tempo. As empresas começarão, aos poucos, a utilizar dispositivos inteligentes para coletar informações em tempo real sobre os clientes e, desta forma, serem capazes de elaborar campanhas publicitárias mais inteligentes.

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