Executiva aponta algumas tendências para o setor de comunicação em 2024

Fabiana Ramos (foto em destaque), CEO da PinePR, aponta três indicadores para ficar de olho neste ano

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre o Impacto de Relações Públicas no Mercado de Inovação, mais de 70% das empresas de inovação devem aumentar ou manter os orçamentos em reputação institucional em 2024. Além disso, o estudo indica que os principais objetivos desse investimento são para criar maior visibilidade, aumentar a autoridade da marca e de lideranças, atração  de novos clientes e melhorar a relação com investidores.

“Investir em comunicação é fundamental para o negócio e seu crescimento. O mercado tem reconhecido a importância desse setor na atração e retenção de clientes, na apresentação da marca e, principalmente, na demonstração de autoridade. Por isso, é essencial que as instituições adotem uma abordagem 360°, alinhada com os objetivos da empresa”, afirma Fabiana Ramos. A PinePR é uma agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia, com atuação dentro e fora do Brasil.

Atenta ao mercado e em todas as transformações que impactam o setor, e visando auxiliar outras empresas e CEOs, a executiva destacou três tendências da comunicação para 2024:

1. Uso da Inteligência Artificial 
Nos últimos anos, a IA foi aos poucos ganhando espaço na sociedade e, por consequência, no mercado de trabalho. As opiniões em relação à tecnologia são controversas. Enquanto alguns acreditam que ela será essencial, outros discordam. Apesar disso, a IA continuará presente no cotidiano deste ano. Por isso, é de extrema necessidade estar adaptado ao seu uso na comunicação, justamente pela ajuda que proporciona nesta área por meio de avaliações de perfis, análise dos conteúdos de interação do público em redes sociais, sites, blog e notícias, além de otimizar o conteúdo por meio da captação de dados.

“A rápida transformação da mídia impulsionada pela tecnologia é um movimento que deve ser usado ao seu favor. Ao longo dos anos diversas soluções foram surgindo e precisamos acompanhar como isso impacta os negócios e o trabalho no dia a dia. Atualmente, tivemos a chegada da inteligência artificial, e ela já tem afetado o mercado de diversas maneiras. Um exemplo disso é a criação de influenciadores geridos por uma IA e que tem conquistado um vasto público, que mal desconfiam de sua origem”, destaca Fabiana.

Especialistas ainda afirmam que a nova tecnologia travará uma grande batalha contra os direitos autorais. Para a comunicação, é importante estar atento a essa relação. É o que aponta o e-book Web Summit 2023 – Inteligências Artificiais, Pessoas Reais, lançado pela PinePR recentemente, com os principais desdobramentos do maior evento de inovação do mundo. Nele, há também informações discutidas na ocasião sobre a  inteligência artificial e seu impacto durante os próximos anos.

2. Experiências únicas e personalizadas
A tecnologia continua a avançar, e isso não é novidade, mas o que muitos profissionais deixam de lado é o toque ‘humano’ e a relação mais próxima com o cliente. Isso desencadeia outra tendência para este ano: as experiências únicas e personalizadas para marcas.

No fim do dia, aqueles que contratam um serviço de PR, por exemplo, ou até mesmo de marketing, tem como objetivo melhorar o posicionamento frente ao seu público de atuação, que também desejam ter uma experiência satisfatória. Ou seja, atualmente, os profissionais dessa área não precisam somente atender as necessidades dos clientes, mas principalmente gerar sentimentos a partir das soluções e caminhos indicados, como verdadeiros consultores. O storytelling e as ações sob medida nunca saem de moda.

3. Conteúdos em vídeo e voz em alta 
A era TikTok, Instagram Reels e streaming chegou com tudo, e também no mercado de comunicação, ou principalmente nele. Em 2024, os vídeos curtos e  mais interativos devem ganhar ainda mais força. Por isso, os especialistas da área de comunicação já devem incluir informações e novidades relacionadas a essa tendência como prioridade para surpreender os clientes, e fazer com que eles alcancem o público de forma moderna e atual.

A Getty Images realizou uma pesquisa entre novembro e dezembro de 2022, que contou com 1,5 mil pessoas de 21 países, entre eles, o Brasil. Os dados coletados mostram que para 71% dos profissionais de comunicação e marketing, o orçamento para esses conteúdos deve aumentar nos próximos meses.

Ou seja, neste ano, para criar uma boa campanha de marketing ou um planejamento completo de PR, essas novas alternativas também devem ser contabilizadas. E como? Por meio de ações com canais de influenciadores no TikTok e Instagram Reels, ou até mesmo com a criação de conteúdos corporativos e institucionais nas redes sociais das próprias marcas. O que a criatividade permitir!

O mesmo acontece com a utilização de dispositivos ativados por voz e assistentes virtuais. A otimização de conteúdos para a pesquisa por voz está se tornando essencial, e pode também ser outra opção a ser considerada. Em meados do ano passado, por exemplo, a Microsoft, criou um modelo com essa tecnologia com áudios que imita vozes humanas, chamado de VALL-E. O objetivo da novidade era de melhorar os conteúdos de soluções faladas, trazendo ainda mais naturalidade, e entendendo o que o cliente precisa apenas com algumas palavras.

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