Conectados através de smartphones, notebooks, tablets e televisões, o número de brasileiros que possuem acesso à internet já chega a marca de 126 milhões de pessoas, correspondendo a 70% da população nacional – de acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).
Atrelado ao crescimento contínuo dos internautas, o setor de e-commerce no Brasil já fatura mais de R$ 26 bilhões, segundo levantamento da Ebit-Nielsen. Isso porque a comunicação das empresas com consumidores através da internet, utiliza técnicas efetivas do Marketing Digital, usada para divulgar produtos e conquistar a clientela.
Atenta sobre as principais apostas no Marketing Digital para 2020, a diretora da empresa ARUNA Marketing, Priscyla Caldas, indica tendências a serem analisadas pelas empresas para aquecer as vendas, acolher o público e subir o site no ranqueamento das ferramentas de busca, como Google, Bing e Yahoo.
“As tendências do marketing digital para 2020 já apresentam um crescente desde o ano passado, com destaque para a criação de conteúdo por áudio; busca de mercadorias a partir de imagens; experiência do usuário personalizada; comunicação por chats privados; ‘chatbots’ e o uso indispensável do Search Engine Optimization (SEO)”, elucida Priscyla.
Segundo a especialista, a criação de conteúdo por áudio é um atrativo que as empresas podem investir nesse ano, principalmente aquelas voltadas à área de comunicação. Aproveitando, por exemplo, o “boom” do consumo de podcasts no Brasil, que subiu em 67% no ano de 2019, segundo a plataforma Deezer, Priscyla Caldas comenta que a praticidade de acesso e disponibilidade são qualidades chave na aposta dos arquivos de áudio.
Ainda pensando em um cenário midiaticamente convergente, a especialista também chama atenção ao uso de imagens nas pesquisas por um produto, principalmente em relação a categoria e-commerce. “Se tratando de comércio eletrônico, a busca por imagens ajuda bastante pois ao buscar por uma mercadoria, ela é identificada em um site e a compra poderá ser feita alguns minutos depois”, explica.
Priscyla também reitera a importância da experiência do usuário personalizado, sendo uma prática já implementada e muito eficaz entre empresas em geral. A personalização do feed de notícias cada vez menos genérico e mais direcionado ao público alvo acaba tornando a empresa chamativa aos olhos de novos adeptos.
Outras tendências apontadas por Priscyla, indispensáveis para se ater em 2020 é a comunicação por chats e uso do SEO. “As empresas estão se aproximando mais dos clientes, utilizando ferramentas como o WhatsApp. A conversa automatizada entre empresas e clientes, os ‘chatbots’, é também uma nova forma viável para simplificar processos burocráticos. Por último e não menos importante, o SEO é uma aposta válida em qualquer ano, pois permite empresas alavancar sites em plataformas relevantes como o Google ”, conclui.
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