Ela é “Pau pra toda obra’. Uma estagiária de arquitetura que há 15 anos, ainda na faculdade, costumava ser o braço direito dos chefes, logo foi efetivada no primeiro emprego e a partir daí começou a acumular grandes experiências profissionais na equipe de grandes construtoras como Gafisa, RjzCyrela, Living, Rossi e João Fortes.
A experiência acumulada despertou na arquiteta Ane Calixto a vontade de montar o seu próprio escritório de arquitetura. Com dinheiro guardado e um bom networking, Calixto decidiu abrir uma empresa que vendia serviços para as construtoras das quais já tinha relacionamento, fruto das experiências adquiridas anteriormente. Entretanto, o que tinha tudo para se tornar um bom negócio acabou afundando a arquiteta em dívidas.
“Nenhuma construtora quis contratar a minha empresa pois todas já tinham seus escritórios, nem mesmo as pessoas que eu conhecia podiam me ajudar. Passei 2 anos sem nenhum cliente, perdi todo o dinheiro que tinha guardado e fiz dívidas gigantescas. Eu estava falida” conta Ane Calixto, hoje proprietária da Arquitetura Resolve, maior empresa de legalização de obras da cidade do Rio e campeã em processos de mais valia.
Como a arquiteta deu a volta por cima
Mais uma empresa jovem entrava para as estatísticas dos negócios que faliram nos primeiros dois anos de mercado. Ane chegou a conclusão de que era preciso tentar algo diferente para fazer seus esforços valerem a pena. “Decidi mudar o nome da empresa, fazer um novo site e oferecer todos os serviços, todos mesmo, ligados a Arquitetura e mirar em todos os alvos como pessoas comuns ao invés de só focar em grandes construtoras”, conta a arquiteta.
Foi dessa mudança de postura que nasceu a Arquitetura Resolve – empresa de arquitetura que oferece uma gama de serviços focados nas necessidades do consumidor final, tais como licenciamento de obras, revisão de IPTU, legalização de imóveis e auto vistoria predial e se tornou referência na cidade do Rio. O nome traduz exatamente a proposta da empresa: resolver o problema das pessoas no que tange a burocracia na hora de construir, reformar ou até mesmo pagar o imposto referente a um imóvel.
O primeiro cliente da Arquitetura Resolve
Em três dias ficou tudo pronto e como uma mágica comecei a receber e-mails até que uma cliente de outro estado me contratou para um projeto online.
Eu estava tão desesperada pela cliente que disse que devolveria todo o dinheiro caso ela não ficasse satisfeita, apesar de ter cobrado bem baratinho, era tudo o que eu tinha no momento. Nunca tinha feito, mas tive tanto empenho que ficou ótimo e ela me contratou pra mais um. Aquilo foi o suficiente pra decidir nunca mais procurar um emprego.
Relato da arquiteta Ane Calixto
Depois de mudar o nome da empresa e oferecer serviços de arquitetura focados nas demandas das pessoas, uma certa noite, já era por volta das 19h, o telefone do escritório tocou, atendi normalmente mesmo achando que era engano. Um homem perguntou: “vocês fazem projeto para essa lei nova que acabou de ser assinada pelo Prefeito?” Eu não fazia a menor ideia do que ele estava falando, mas tinha que dizer que sim. Ele então agendou uma reunião. Eu nunca tinha pego uma lei para ler, como eu ia vender um serviço que nem sabia por onde começar? Então eu tive 2 dias para aprender a respeito.
Dei um voto de confiança em mim, se eu já tinha trabalhado tanto para outros, se eu era o braço-direito dos meus chefes, eu podia fazer isso por mim.
Pesquisei na internet, fui até a Prefeitura, li tudo à respeito, voltei na Prefeitura no mesmo dia para tirar mais dúvidas e estava pronta.
Esse foi o meu primeiro cliente de um serviço que eu percebi que poucas pessoas queriam fazer. Como eu pensava antes, os outros arquitetos e engenheiros acham muito complicado trabalhar com leis, Prefeitura, enfrentar fila, perder tempo com burocracia, um serviço difícil que só quem tem conhecimento poderia fazer. Porém quanto mais difícil e complicado, melhor para quem consegue fazer.
E foi assim que no meio da maior crise da construção civil no país, começando apenas com um computador e muitas dívidas, que a minha empresa se tornou hoje o escritório com mais projetos sendo legalizados na Cidade do Rio de Janeiro.
Somos referência no mercado, outros escritórios de engenharia e arquitetura nos procuram para fazer parceria. Os clientes pagam por um serviço que sabem que não é simples.
Continuamos a fazer todos os outros serviços ligados à arquitetura mas a segunda lição que aprendi foi que não é você quem escolhe o mercado. O mercado escolhe você. Se você fizer o que as pessoas precisam, você sempre terá clientes.