Segundo a empresa, objetivo da aquisição é desenvolver produtos de dados para mercado financeiro e de capitais.
Cinco dias após publicar fato relevante sobre a intenção de compra da plataforma de big data analytics Neoway, a B3 anunciou nesta terça a aquisição da empresa catarinense, fundada em Florianópolis em 2002, por um valor de R$ 1,8 bilhão. A Neoway deve fechar o ano com um faturamento em torno de R$ 190 milhões, ou seja, a B3 ofereceu um múltiplo de quase dez vezes a receita da empresa – e que se aproxima do valuation feito pela Totvs na compra do RD Station (quase R$ 2 bilhões para um faturamento anual na casa dos R$ 200 milhões).
A B3 ainda precisa submeter o deal à aprovação da Assembleia Geral de acionistas, além da chancela da Comissão de Valores Mobiliários e do CADE – este é considerado o maior negócio desde a fusão da Bovespa com a Cetip, em 2017, que originou a B3. O objetivo da companhia, segundo comunicado, é desenvolver produtos de dados e analytics para o mercado financeiro e de capitais, crédito e varejo.
Para isso, deve investir cerca de R$ 200 milhões para fortalecer áreas em que a Neoway já atua (marketing, jurídico, compliance, análise de crédito) e em outras áreas, com foco no core business da controladora.
A Neoway tem mais de 500 clientes e cerca de 450 colaboradores em três escritórios. Desde sua fundação, captou US$ 100 milhões de fundos como Monashees, Endeavor Catalyst, QMS Capital, Pollux Capital, Pointbreak (EUA) e Temasek Holdings, do governo de Cingapura. De acordo com a negociação, a marca e os diretores seniores seguem independentes.