Biciquétinha ganha R$ 100 mil e uma mentoria de negócio da FedEX

A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp que é a maior empresa de transporte expresso do mundo, anunciou os vencedores do Programa FedEx para Pequenas Empresas no Brasil.  A Biciquetinha, empresa de Pinhalzinho, no Oeste catarinense,  ficou em primeiro lugar e receberá R$ 100 mil para expandir seus negócios e alcançar o mercado internacional. Na lista de ganhadores, o segundo lugar foi para a Da Tribu, que ganhará R$ 40 mil e, em terceiro, a Preza, que receberá R$ 20 mil. Todos os ganhadores também terão uma mentoria de negócios com o investidor Renato Mendes.

Para celebrar os 30 anos da FedEx no Brasil, a quarta edição do programa aumentou o número de vencedores para cinco. Por conta da pandemia e dos impactos gerados nas micro e pequenas empresas, foi incluído um prêmio em dinheiro para o quarto e o quinto lugares, que receberão R$ 10 mil cada. Levh Rio e Saboaria Rondônia foram as empresas premiadas e também farão parte da plataforma de mentoria oferecida pela FedEx Express.

Mais de 1.500 empresas se inscreveram para a edição deste ano do programa, um crescimento de 137% comparado ao ano passado. Os vencedores foram selecionados por uma banca formada por executivos da FedEx Express e o investidor, mentor da Endeavor Brasil e professor no Insper, Renato Mendes. Os jurados avaliaram os planos de negócios apresentados pelos participantes, incluindo suas visões estratégicas para o futuro, plano de crescimento, conquistas internacionais e padrões éticos.

“A FedEx acredita no potencial das pequenas empresas brasileiras, e, por isso, cria oportunidades para apoiá-las, como este programa. Nossos jurados ficaram impressionados com a criatividade, estratégia de negócios e talento dos empreendedores, quesitos fundamentais para alcançar o sucesso dentro dos seus respectivos mercados”, explica Cristiano Koga, vice-presidente de vendas para América do Sul da FedEx Express.

O Programa FedEx para Pequenas Empresas começou nos Estados Unidos, em 2012. Além do Brasil, o programa possui edições no México, na Colômbia e no Chile. Em 2020, a região da América Latina recebeu mais de 7.100 inscrições para o programa.

Sobre a FedEx Express 

A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo uma ampla gama de serviços de entrega para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para fazer a entrega de remessas urgentes com data e horário definidos e com garantia de reembolso do valor do frete.

Sobre a FedEx Corp. 

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) oferece a clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e serviços de negócios. Com receitas anuais de US$ 69 bilhões, a empresa oferece soluções integradas de negócio por meio de empresas operadoras que competem coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das empregadoras mais admiradas e confiáveis do mundo, a FedEx inspira seus mais de 500 mil funcionários a permanecerem focados na segurança, no mais alto padrão ético e profissional, e nas necessidades dos clientes e das comunidades. Para saber mais sobre como a FedEx conecta pessoas e possibilidades ao redor no mundo.

A inspiração que veio do primeiro filho

Os primeiros passos do filho Gabriel e a bicicleta de madeira que criaram para ele se equilibrar, sem pedal, foi a inspiração da empresa do casal Maria Fernanda e Gilson Bugs. Nascia assim, em 2017, a Biciquétinha com os recursos que conseguiram de um financiamento coletivo de investidores individuais, através da plataforma de crowdfunding Catarse.

Formados em design na UDESC de Florianópolis, Fernanda e Gilson sempre tiveram as famílias envolvidas com a madeira, mais com a produção de portas e janelas. Quando criaram a primeira “Biciquétinha” para o filho Gabriel perceberam a oportunidade de mercado.  Desde a primeira unidade, sempre tiveram uma preocupação: só trabalhar com madeira de reflorestamento, com produtos sustentáveis e envolver produtores locais em toda a cadeia de produção, desde um parafuso até a embalagem final.

Maria Fernanda até fica surpresa com a aceitação do público e ressalta a importância do equilíbrio e da coordenação que a bicicleta proporciona as crianças.  “O que desejamos é proporcionar aos pais e filhos brincarem juntos, ao ar livre, sentir o vento, apreender brincando”, diz ela.

Hoje a produção mensal está em 300 unidades. Com o impulso do programa da FedEX o casal pretende aumentar a produção para 1 mil unidades por mês nos próximos dois anos. Hoje 80% das vendas é feita através da internet. Gilson também aposta em novos canais de venda, especialmente em lojas de brinquedos.  “Criamos um produto único, com design próprio, criado por nós, com muito carinho, que pode ser inesquecível para uma criança como será para o nosso filho”, diz ele.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn