PiniOn visa ampliar base de clientes e explorar novos segmentos por meio de de app com missões e gamificação que aproxima o mercado do seu público-alvo
Com a missão de transformar dados em decisões inteligentes, conectando o mercado ao seu público-alvo de forma inovadora, o PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, planeja para 2025 expandir sua presença de marca no mercado nacional e diversificar sua atuação, com foco na área de bens de consumo – alimentos e bebidas. Por meio de um aplicativo mobile próprio, a empresa engaja uma base de mais de 3 milhões de usuários inscritos para realizar missões como coleta de dados, pesquisas e testes, gerando informações valiosas para empresas de diferentes segmentos, como Unilever, Heineken e Coca-Cola.
Em 2024, a empresa bateu a marca de mais de 5 milhões de missões disparadas para seus usuários. Utilizando metodologia única, suas soluções são baseadas em tecnologia e engajamento, tornando a experiência de pesquisa uma jornada dinâmica e interativa, com tarefas gamificadas e adaptadas às necessidades de cada cliente.
“O PiniOn é o primeiro aplicativo do Brasil que une uma comunidade de pessoas que executam missões para ajudar as marcas a entender seu posicionamento. Para este ano, nosso objetivo é continuar crescendo e dobrar nossa base de clientes, mostrando ao mercado que não fazemos apenas pesquisas complexas, mas também atuamos com demandas mais simples, com entregas ágeis e de forma assertiva. Realizamos desde pesquisas de Comportamento, Concorrência, Publicidade, até Pesquisas de Marca e Produto. Ou seja, qualquer empresa que queira conhecer melhor e engajar-se com seu público-alvo pode se beneficiar das nossas soluções ao otimizar suas análises com acesso a dados perfilados, geolocalizados e comportamentais. Essas informações são coletadas de forma rápida e recorrente, oferecendo uma visão estratégica sobre consumidores e concorrentes, permitindo decisões bem fundamentadas”, explica Talita Castro, CEO do PiniOn.
Atualmente, o principal diferencial da empresa é a coleta via mobile, a qual possibilita um engajamento maior dos respondentes e traz, consequentemente, dados em escala para os clientes que contratam pesquisas por meio do PiniOn. “O uso do gamification facilita a coleta de informações em tempo real e permite que empresas compreendam detalhadamente as necessidades, comportamentos e expectativas de seus públicos”, comenta a executiva. Já para os usuários cadastrados no aplicativo, cada missão representa a chance de acumular um valor a ser transferido para sua conta corrente via pix.
Da gig economy à inteligência de mercado
Fundada em 2013, a empresa nasceu como o primeiro aplicativo da América Latina a trazer a gig economy para o mobile. Inicialmente, a startup foi procurada para realizar pesquisas e levantamentos pontuais. À medida que o relacionamento com os clientes se fortificou, a empresa foi capaz de absorver e executar projetos mais robustos, com foco em soluções longevas e recorrentes. Agora, o PiniOn dá continuidade a essa evolução, ampliando a transformação digital nas áreas de inteligência, marketing, trade e analytics, contribuindo também para o crescimento de seus atuais clientes.
Com experiência em pesquisas de publicidade, trade, comportamento, concorrência, marca e produto, o PiniOn possui, atualmente, um portfólio sólido que atende as mais variadas demandas – das mais simples às mais complexas. “Acreditamos que a diversificação de segmentos é um passo natural para acompanhar as transformações do mercado e potencializar o impacto das nossas soluções. Com mais de 10 anos de experiência, garantimos coletas rápidas, pesquisas de comportamento e pesquisas em pontos de venda, com pessoas reais e à prova de fraudes”, garante Talita.
Para a executiva, em um mercado cada vez mais dinâmico, utilizar tecnologia para coletar dados de pesquisa e insights sobre os consumidores oferece vantagens competitivas para médias e grandes empresas, obtendo insights aprofundados e precisos sobre as preferências de consumo através da gamificação. “O crowdsourcing trouxe uma nova dinâmica para as pesquisas, permitindo uma abordagem mais ágil e acessível. Isso, combinado com inteligência de mercado avançada, tem potencial para revolucionar a maneira como entendemos os comportamentos dos consumidores”, finaliza.