Como estabelecer uma cultura de engajamento para envolver colaboradores

* Por Nani Gordon, CPO na Cash.in

O ditado que diz “quer algo bem-feito faça você mesmo” não poderia ser mais equivocado quando o assunto é gestão de pessoas em empresas. Quanto maior o crescimento, mais colaboradores envolvidos nos processos e maior a importância de desenvolver uma força de trabalho motivada e engajada com os resultados. Muitos pensam que basta juntar pessoas no escritório para formar uma equipe campeã, mas esta tarefa leva tempo e estratégia.

Seja no presencial ou no online, com reconhecimento, retorno e incentivos, fica mais fácil estabelecer uma cultura de engajamento. Muitos gestores entendem a importância de proporcionar estes momentos para os colaboradores, mas com a rotina agitada dos negócios, é bastante desafiador implementar ações e atividades neste sentido. Ainda assim, é possível simplificar os caminhos para uma equipe mais participativa e sinérgica.

O primeiro passo será sempre estabelecer uma comunicação realista, objetiva e clara com a equipe. Estabeleça metas realistas, prazos possíveis e mantenha um canal de comunicação aberto para que as pessoas possam apresentar outras alternativas, esclarecer dúvidas ou até compartilhar pequenas vitórias. O papel da liderança é o de motivar, muitas vezes cobrar, mas também é o de comemorar – isso é fundamental para a autoestima profissional dos colaboradores.

Os incentivos financeiros também são uma estratégia efetiva para valorizar o trabalho da equipe. No passado, muitas empresas evitavam este tipo de bonificação devido aos desafios com o compliance, ou a substituía por vale-presentes que, na prática, não agradam porque são limitados a certos produtos e serviços. No entanto, já existem alternativas automatizadas, escaláveis e inteligentes para solucionar este impasse sem agregar uma responsabilidade a mais para o time de recursos humanos e administrativo.

As 100 maiores empresas do Brasil já utilizam a plataforma online de pagamento de incentivos digitais, Cashin. Diferente dos gift-cards, o bônus pode ser utilizado com total liberdade e autonomia, seja para pagar contas ou aproveitar com a família. Já para o empregador, o serviço da fintech automatiza esta função e gera relatórios e estatísticas que permitem rastrear este processo de ponta a ponta para se adequar às regras da legislação e aos processos internos de auditoria, por exemplo.

Para finalizar, outro pilar primordial para o engajamento da equipe é o exemplo. Incorpore os valores e comportamentos que deseja ver nos membros de sua equipe. Isso significa também estar em aprendizado contínuo, buscando inovações e novos caminhos para fortalecer a equipe do escritório. A cultura de engajamento não precisa ser complicada, mas precisa ser constante. A boa notícia é que os resultados valem a pena.

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