Como evitar o abandono de carrinho de compras no e-commerce?

Por Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics*

Uma situação muito comum que preocupa os vendedores e lojistas no e-commerce é o carrinho abandonado. Existem diferentes fatores que podem impedir o comprador de finalizar uma compra, por isso, entender quais são e evitá-los é fundamental para traçar estratégias eficientes que ajudem a evitar esse problema e melhorar as vendas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, empresa voltada para o desenvolvimento de soluções a partir de dados, 78% dos consumidores brasileiros, em 2022, tinham como prática abandonar os carrinhos de compra nas plataformas de e-commerce.

Composição do anúncio

A falta de informação é um dos principais motivos que levam o consumidor a desistir. Comprar no online é diferente e mais trabalhoso que no offline, afinal, não podemos sentir e testar o produto antes de tomar uma decisão, tendo à nossa disposição apenas as informações que o vendedor fornece.

Por essa razão, para evitar o abandono do carrinho de compras, é preciso estruturar corretamente os anúncios, fornecendo todas as informações necessárias sobre o produto.

Tire todas as dúvidas do comprador

O ideal é que o comprador não tenha dúvidas após visitar os anúncios, mas quando elas surgirem é importante garantir que todas sejam respondidas de forma clara, direta e objetiva. Oferecer um atendimento personalizado e de qualidade pode ser o diferencial entre conseguir uma boa conversão e ter um carrinho abandonado. Além disso, também é importante saber quais são os produtos mais demandados da oferta e não descuidar deles.

Melhore a reputação do seu negócio

A reputação é o cartão de visita dentro das plataformas e é um fator-chave para a tomada de decisão do comprador, pois fala sobre a nossa qualidade no marketplace. Ter feedbacks e avaliações positivas dos clientes é inspirar confiança em novos compradores e conquistar vendas.

Veja se o frete grátis compatível

O frete é um fator determinante na tomada de decisão do comprador. Oferecer frete grátis a partir de um valor compatível com o ticket médio dos produtos, e não apenas com o quanto se espera faturar em cada venda, é uma solução possível de aplicar para evitar o abandono de carrinho.

Além disso, é essencial fazer o controle e monitoramento dos custos com envio gratuito para que essa estratégia impacte positivamente no negócio. O recomendado é utilizar ferramentas que ajudam a otimizar esse processo e que permitem visualizar de forma rápida e prática o valor desembolsado com a oferta de frete grátis.

Diminua o prazo de entrega

Diretamente relacionado ao frete, o prazo de entrega também tem um grande poder de influência na decisão do comprador. Uma das recomendações para otimizar o tempo de entrega é tentar negociar com empresas de logísticas para conseguir valores e prazos aceitáveis.

Ademais, analisar o tempo médio de envio dos produtos e fazer um comparativo com os anúncios da concorrência também é um parte importante da solução, em especial, para aqueles que não tem um processo de envio expresso na operação e gastam muito tempo embalando e despachando o produto.

Sendo assim, o abandono de carrinho de compras é um desafio para todos que vendem no e-commerce, embora muitos vendedores de marketplaces acreditem que este é um problema distante da realidade, vivido apenas por donos de lojas virtuais com domínio próprio. Para crescer no mercado online e obter uma boa rentabilidade, é fundamental olhar para todos os indicadores do negócio.

*Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics. Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, entrou no mundo digital logo no início da carreira, que tem mais de 17 anos. É especialista em reposicionamento de produtos, diagnóstico de operações de empresas e reestruturação completa (da linha de produtos, receitas, processos e estrutura) com foco em aumento de receita e eficiência.

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