Crescimento do setor de eventos cria oportunidades de negócio

Mesmo diante da crise econômica é possível identificar oportunidades. Basta estudar o mercado para perceber que o setor de eventos no Brasil vem crescendo nos últimos anos, gerando oportunidades de negócios para os ramos inseridos nesse mercado. A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) aponta que o mercado de eventos cresce, em média, 14% ao ano. Um exemplo é o serviço de bufê, que está cada vez mais especializado e requisitado para diversas ocasiões.

A preocupação com a alimentação também abre espaço para a atuação com nichos específicos, o que gera oportunidades para os empreendedores do ramo de fornecimento de alimentos. O Sebrae no Espírito Santo orienta os empreendedores do ramo para que possam se destacar em tempos de desafios econômicos.

De acordo com o superintendente do Sebrae no estado, José Eugênio Viera, a segmentação é uma demanda cada vez maior por parte dos consumidores. “As demandas variam. Hoje, podemos ver a ascensão dos ramos de alimentação integral, orgânica e vegana. Além disso, há o público com restrições alimentares, o que gera oportunidade para os produtos sem glúten e lactose. Os empreendedores precisam estar atentos e diferenciar a oferta”, explica.

É igualmente importante que os profissionais do segmento estejam atentos à organização do negócio. “Um exemplo é a escolha do cardápio. Também ficar atento aos tipos de eventos com os quais se deseja atuar, dando enfoque ao público e à maneira de servir”, complementa José Eugênio.

Seminários, workshops, congressos, encontros, palestras, personal chef, eventos corporativos, aniversários e casamentos são exemplos de eventos que utilizam a contratação do serviço de bufê. Por isso, para se destacar no mercado é aconselhável que a empresa priorize os eventos em que atua com melhor desenvoltura, para fortalecer a marca e o marketing boca a boca.

Lucia Helena Ferreira Lopes está no ramo de prestação de serviços de bufê há 20 anos e procura fidelizar seus fregueses. “Trabalho há tanto tempo no segmento que já cheguei a realizar a festa de 15 e 25 anos de uma cliente. Procuro sempre oferecer opções diversificadas. Além disso, trabalho com produtos personalizados para atender ao gosto de cada um. Atualmente, iniciei o trabalho a domicílio, onde preparo comidas congeladas para facilitar a vida de quem não possui tempo para cozinhar”, conta.

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