CVC early stage da Vivo realiza aporte na legaltech Inspira

Com projeção de crescer ao menos 200% em 2024, startup utilizará o investimento para aprimorar produto e tecnologia

A Wayra Brasil, CVC early stage da Vivo, anuncia investimento na Inspira, legaltech que tem como missão transformar o setor jurídico a partir do uso de  Inteligência Artificial. A rodada também contou com a participação dos grupos anjos Urca, Gávea Angels e Sanfran Angels, além de um scout fund da a16z no Brasil. Com projeção de crescer ao menos 200% em 2024, a startup utilizará o aporte para aprimorar seu produto e tecnologia, a fim de otimizar a  robustez de sua ferramenta de IA e ampliar a área de vendas e brand marketing. A empresa também tem o objetivo de expandir o negócio para outros países –  atualmente, tem operação no Brasil e em Portugal.

“A Inspira possui contratos de negócio com a Vivo, fato que contribuiu para que acompanhássemos mais de perto sua curva de desenvolvimento. Temos forte interesse em negócios disruptivos que utilizam a IA Generativa para criação de novas soluções, o que nos fez reunir esforços para trazê-la para o nosso portfólio. Além disso, investir em uma legaltech expande nossa área de atuação em investimentos, o que reforça nossa tese como um fundo que visa a geração de negócios para a Vivo”, afirma Phillip Trauer (foto em destaque), managing director da Wayra Brasil e Vivo Ventures.

A Inspira desenvolveu uma ferramenta que aplica IA Generativa a uma ampla gama de tarefas repetitivas do cotidiano dos juristas. Pesquisas, análises, escrita e gestão do conhecimento, por exemplo, são automatizadas para proporcionar mais tempo para que os profissionais atendam melhor seus clientes e expandam seus negócios.

“A plataforma permite que empresas e escritórios de advocacia economizem até 90% de tempo e recursos em algumas tarefas, o que aumenta a eficiência e produtividade dos colaboradores. Temos clientes que gastavam milhares de horas por ano para lidar com o volume mensal de citações e intimações judiciais. Hoje, com poucos cliques, conseguem extrair as informações que necessitam em minutos, o que impacta em melhores tomadas de decisão e mais agilidade”, explica Rafael Grimaldi, cofundador e CEO da Inspira.

Fundada em 2021 por Grimaldi, Cauê Amaral, Henrique Ferreira e Ricardo Verhaeg, a Inspira tem se destacado ano após ano em seu segmento de atuação. Hoje, a legaltech conta com mais de 170 clientes, tendo expandido sua base em mais de 200% na comparação com 2022, quando fechou o ano com 34 contratos. Em 2023, a Inspira cresceu 453% em receita quando comparado ao ano anterior.

“Nosso principal diferencial é a capacidade do time em levar a experiência adquirida na indústria jurídica para desenvolver soluções de tecnologia que verdadeiramente ajudem a resolver as dores do setor”, garante o CEO da Inspira.

Em 2022, a startup iniciou suas operações e já no ano seguinte teve dois importantes marcos em sua trajetória: o primeiro, a habilitação pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para apresentar protótipos de soluções de IA que ajudam na celeridade do processo de decisão judicial; o segundo, vencer o Pitch, competição de startups realizada por um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, o Web Summit Lisboa, onde concorreu com outras 105 startups, de base tecnológica, dentre mais de 10 mil inscritas Em 2024, a empresa foi também acelerada pelo Governo Estoniano, por meio do Challenger AI Program, da Civitta, e agora recebe investimento da Wayra Brasil.

Os bons resultados chamaram a atenção dos investidores. ” A Inspira se destacou com uma solução de legaltech sólida e já com ‘market fit’ comprovado por meio do crescimento exponencial de clientes e receita desde o seu lançamento” afirma Daniel Carvalho, diretor de Marketing da Gávea Angels. “Estamos extremamente animados em fazer parte dessa jornada com a Inspira. Acreditamos firmemente no potencial transformador da Inteligência Artificial aplicada ao setor jurídico. A Inspira não apenas oferece soluções inovadoras para otimizar processos, mas também tem a capacidade de redefinir a eficiência e a produtividade no Direito”, acredita Marcelo Cristiano, membro do Urca Angels e managing partner do Marcelo Cristiano Advogados.

Com a chegada ao portfólio, a Wayra Brasil quer levar a startup à tração. “Queremos apoiar a Inspira a tornar sua solução escalável, com posicionamento de mercado mais assertivo, orientando os fundadores sobre a melhor forma de internacionalizar o negócio”, encerra Trauer.

Facebook
Twitter
LinkedIn