A ordem é se reinventar para driblar a crise. E, seguindo a tendência levantada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – que aponta o crescimento de 30% das vendas pela Internet no último mês devido ao isolamento causado pelo coronavírus – o empreendedor Érico Tavares, referência em móveis planejados no Rio de Janeiro, está buscando alternativas on-line para atrair novos clientes e fugir dos maiores impactos da crise econômica.
O empresário, proprietário da Marcenaria Solution – que já conta com uma página no Instagram com quase 20 mil seguidores – se recusa a ficar parado durante a quarentena e, com todo o cuidado com a saúde, ele cria ações que divulguem seu negócio.
“Neste tempo de quarentena, quando as pessoas estão em isolamento dentro de suas casas, o ideal é atingir o público pela internet. O telefone celular é a extensão do corpo e, em casa, as pessoas ficam ainda mais ligadas nele e nas redes socais. Precisamos nos reinventar e buscar soluções para chegarmos até o cliente. Por isso estou enviando e-mails e mensagens para arquitetos e clientes e criando ações no Instagram e Facebook”, conta Érico, que entre as ações está realizando sorteio de móveis planejados.
O sorteio de uma penteadeira personalizada acontece trazendo novos seguidores para Érico, deixando sua página nas redes sociais mais engajada e evidenciando seu trabalho de qualidade. Na página nas redes sociais, o empresário faz questão de publicar muitas imagens dos móveis planejados que já criou, trabalho este que chamou a atenção até de famosos. Jojo Todynho, Perlla e o pagodeiro Luciano Becker são alguns dos clientes da marcenaria.
Érico Tavares, no entanto, mesmo abusando da criatividade e buscando alternativas, já viu seu trabalho sendo afetado. O importante para ele é não desistir do negócio: “Tivemos uma queda brusca nas vendas e diminuição de clientes, que estão com medo de gastar agora. Mas reafirmo, é preciso lidar com as adversidades, estamos caminhando com passos mais lentos, mas não podemos parar.”
Empreendedorismo e oportunidade
Empreender em um país com alguns dos maiores impostos do mundo, não é uma tarefa fácil e o empresário reafirma isso: “são muitas taxas e impostos cobrados pelo nosso governo, que acabam nos impedindo de contratar mais pessoas para trabalhar e investir em maquinários mais modernos”, porém, hoje chefe de 10 colaboradores, conta que o preço pago vale a pena, “é uma vantagem poder trabalhar com o que ama, ter a possibilidade de realizar seus sonhos e os sonhos de pessoas que estão ao seu redor”.
Acima das dificuldades de empreender, Érico enxerga o mercado de móveis planejados em ascendência. A preocupação de quem está mobiliando um ambiente está indo além de somente praticidade ou aparência, tem que ser uma soma equilibrada dos requisitos, e aí entram os móveis planejados na otimização dos espaços.
“Para mim, o mercado de móveis planejados sempre esteve em uma crescente, são essenciais para qualquer ambiente. Um ambiente bem planejado fica mais harmonioso, bonito, amplo, moderno e organizado”, conta o marceneiro sobre sua percepção de mercado.
Em alta
A moda não se limita a roupas ou cortes de cabelo. Muito além, o mobiliário também se adapta a novas tendências e estratégias para deixar ambientes cada vez mais modernos e otimizados. De acordo com Érico, o foco agora está no MDF, material atemporal que é sua especialidade. “O MDF está sempre em alta quando falamos de móveis planejados, além de ter diversas tonalidades, ele nos dá a possibilidade de trabalhar com laca (tipo de acabamento), folhas naturais e muitos outros acabamentos”.
Além das tendências, o marceneiro também conta com alguns truques para harmonizar ainda mais os cômodos e finaliza com algumas dicas para quem quer deixar o espaço com aspecto maior: “Existem alguns segredos que fazem um recinto ficar mais amplo, como por exemplo usar tonalidades mais claras, que ajudará muito, além do uso de espelhos que amplia muito o ambiente”.