Ariane Pelicioli, CEO da iUPay, startup de meios de pagamentos, investida da Wayra Brasil, aposta em crescimento vertiginoso de serviços digitais na próxima década
Com o avanço das novas tecnologias, as interações digitais financeiras têm ganhado a preferência dos consumidores e facilitado o cotidiano das empresas. O uso de smartphones no cotidiano das pessoas físicas e de dados pelas corporações estão transformando o mercado. Levantamento realizado pela RankMyApp em 2022 revela que o Brasil é o terceiro país que mais realiza compras pela internet.
Para Ariane Pelicioli, CEO e cofundadora da iUPay, startup de meios de pagamento que conta com investimentos da Wayra Brasil, ”o dinheiro físico não deve desaparecer, mas a popularidade de serviços de pagamentos digitais deve crescer vertiginosamente na próxima década, colocando o Brasil entre os países com tecnologia de ponta nesta área”. A seguir, confira quatro tendências, apontadas pela CEO, que deverão ser destaque no Brasil em 2023:
Open Finance
Para Ariane Pelicioli, o Open Finance deve ser o ponto alto de 2023. Regulado pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), ele é um sistema financeiro aberto mais amplo que o Open Banking, com maior volume de dados disponível. Informações bancárias, financeiras, empresariais e comerciais podem ser compartilhadas neste sistema que integra não apenas os bancos, mas seguradoras, plataformas de investimentos, corretoras de valores e fundos de previdência em um mesmo ecossistema.
“Embora complete dois anos em operação no Brasil em fevereiro e tenha adesão de 2 milhões de usuários e de mais de 90% das instituições financeiras, segundo o Banco Central, ainda são poucas as instituições que de fato oferecem serviços e produtos com base no Open Finance, o que deve mudar este ano. Por ser algo novo, o mercado agiu com cautela antes de iniciar a comercialização massiva. Em 2023, devemos observar uma expansão de ofertas a partir do sistema”, explica Ariane.
Open Banking
O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que integra os sistemas das instituições financeiras, permitindo o compartilhamento de dados e serviços de clientes. Para isso, parte do princípio do consentimento do usuário, ou seja, o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, deve autorizar essa transmissão. Na prática, deve ampliar e otimizar as opções de produtos e serviços financeiros, tornando-os mais personalizados e desburocratizando as contratações. “O Open Banking deve tornar o mercado mais competitivo com ofertas customizadas aos consumidores, por meio da tecnologia”, acredita a CEO.
ITP
Parte das fases de implementação do Open Banking, o ITP (Iniciador de Transação de Pagamento) veio para simplificar as movimentações financeiras e também é uma aposta para 2023. São empresas regulamentadas pelo Banco Central que no ambiente Open Banking ou Open Finance iniciam pagamentos ou transferências para usuários sem que precisem acessar diretamente o aplicativo da instituição financeira para iniciar todo esse processo, encurtando a jornada de pagamento com Pix, de 7 para 3 as etapas.
Dados do Relatório Varejo 2022 da Adyen com tendências e insights para o setor comprovam a relevância de iniciativas como os ITPs: o levantamento aponta que 66% dos consumidores brasileiros dizem que os varejistas devem usar a tecnologia em suas lojas físicas para melhorar a experiência do comprador. “Além de facilitar o pagamento dos clientes, os ITPs impulsionarão os negócios digitais, já que tornará a conversão em vendas mais rápida e com menor custo de investimentos para as empresas”, aposta Ariane.
PIX
Há quase três anos em operação, os pagamentos via PIX caíram no gosto dos brasileiros e segundo Ariane, devem continuar em alta em 2023. De acordo com a pesquisa Carat Insights – tendências dos meios de pagamento para 2023, realizada pela Fiserv, 86% dos entrevistados usam os pagamentos instantâneos em suas compras. “A gratuidade para pessoa física e a possibilidade de conseguir descontos, além de realizar o pagamento de forma rápida, explicam o sucesso dessa iniciativa. Em 2023, a popularidade deve aumentar ainda mais, reduzindo por exemplo o uso de cartões na função débito ou mesmo do dinheiro em espécie”, finaliza a CEO da iUPay.