Empreender por necessidade: como prosperar em um contexto de incertezas

Por César Costa, CEO da Semente Negócios*

A cultura do empreendedorismo, baseada na simples imagem de uma pessoa com uma ideia inovadora de negócio ficou bastante conhecida nos últimos anos. No entanto, a realidade é muito mais diversa e complexa em termos de oportunidade e necessidade.

Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que 49% dos novos negócios no Brasil são abertos ou mantidos pela necessidade de complementar a renda do trabalho para arcar com as despesas de casa, e pela falta de oportunidades no mercado de trabalho formal.

Já uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2021, aponta que os negócios periféricos possuem 37 vezes menos capital e 21 vezes menos receitas do que os empreendimentos de fora de comunidades, favelas e bairros periféricos. A pesquisa também demonstra que ao longo de suas jornadas empreendedoras, as pessoas da Base da Pirâmide (BdP) enfrentam quatro principais desafios: i) acesso à capital financeiro; ii) acesso à capital humano; iii) apoio e fortalecimento psicológico e iv) conexões sociais.

Nesse contexto, a discussão entre empreender por oportunidade e por necessidade muitas vezes destaca a motivação por trás do empreendedorismo. Contudo, é essencial ir além e explorar como superar as barreiras para aqueles e aquelas que enfrentam limitações significativas de recursos.

O cerne da questão deve ser como criar um ambiente empreendedor que seja verdadeiramente inclusivo, proporcionando oportunidades equitativas para todo mundo, independentemente das circunstâncias iniciais. Logo, é importante abordar não apenas as razões para iniciar um negócio, mas as condições que perpetuam a falta de acesso a recursos.

Uma crítica construtiva envolve reconhecer que a mera categorização entre empreendedorismo por oportunidade e por necessidade pode simplificar demais a complexidade dessas realidades.

Em vez disso, devemos buscar estratégias específicas para eliminar obstáculos tangíveis, o que normalmente inclui: i) o desenvolvimento de programas de capacitação; ii) acesso a financiamento inclusivo; iii) criação de redes de mentoria; iv) o apoio público e/ou privado em projetos para a criação de um ecossistema empreendedor mais equitativo, entre outras possibilidades.

Ao pensar em como apoiar pessoas empreendedoras com pouco acesso a recursos, é fundamental concentrar-se em soluções práticas. Isso pode envolver o estabelecimento de programas de microfinanciamento, programas de aceleração e incubação, parcerias entre empresas e organizações sem fins lucrativos, organizações da sociedade civil, a promoção de políticas que fomentem a igualdade de oportunidades etc.

Tudo isso também ressalta a necessidade de uma abordagem mais holística, centrada em soluções que verdadeiramente abordem as disparidades no empreendedorismo. O que implica não apenas em reconhecer as diferenças motivacionais, mas comprometer-se ativamente a remover as barreiras que limitam o acesso e a oportunidade a diferentes pessoas empreendedoras, independentemente de suas circunstâncias iniciais. Assim, é possível trilhar um caminho capaz de driblar as incertezas.

* César Costa é CEO da Semente Negócios, empresa que desenha soluções de inovação que valorizam a vida . Administrador pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), César é Mestre em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pelo PPGA/UFRGS e estudou management na Lund University, Strategic Management & International Business na University of La Verne, e Disruptive Strategy na Harvard Business School. É Coach Profissional e Analista Comportamental formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching e já apoiou dezenas de startups em diferentes estágios de maturidade, desenvolvendo projetos de inovação em diversas organizações. É autor da metodologia Corporate-up, visando tornar organizações estabelecidas mais inovadoras.

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