A AV Assessoria de Imprensa, com sede em Florianópolis, está completando em 2017 cinco anos de atuação contabilizando aumento na carteira de clientes e consolidando sua marca no segmento de assessoria de imprensa a jogadores de futebol. “Há cinco anos tínhamos algumas empresas do eixo Rio-São Paulo que dominavam esse mercado”, lembra Arthur Virgílio, sócio da empresa, ao lado de Gustavo Neves e João Ricardo Ziert, todos com formação em comunicação.
O crescimento do futebol catarinense, que chegou a ter quatro clubes na elite do futebol brasileiro, serviu de ponto de partida para o ingresso no segmento. “Observamos a necessidade de ter um serviço especializado aqui em Santa Catarina que pudesse auxiliar e potencializar essa relação dos profissionais que aqui atuavam junto ao cenário nacional”, diz Virgílio.
Hoje, a AV Assessoria de Imprensa se posiciona entre as cinco principais empresas desse segmento no país. No total, a empresa trabalha atualmente com 59 atletas. Em cinco anos, foram quase 150. A empresa atende atletas que atuam no Brasil e também no exterior, como o catarinense Jardel, zagueiro do Benfica, tetra campeão português em 2017. De outros esportes, a AV tem em sua carteira o carateca Douglas Brose, medalha de ouro nos jogos pan-americanos do Canadá, feito este que o fez receber o troféu Guga Kuerten como principal atleta catarinense de 2015.
O ex-atacante Sávio, revelado pelo Flamengo e com passagem pelo Real Madrid, também é cliente da AV mesmo após ter encerrado a carreira como jogador de futebol. Sávio lançou um livro (“Sávio – dribles certeiros de uma carreira de sucesso”, que teve sua divulgação a cargo da AV) e hoje atua como empresário do ramo de investimentos e palestrante, sendo assessoria pelo time de Virgílio, Neves e Ziert.
Assessoria de imprensa com atendimento diferenciado
Para Arthur Virgílio, sócio-fundador da AV, o que tem diferenciado a presença da agência no mercado é a oferta de um trabalho bastante personalizado com seus clientes. “Nossa equipe conta com cinco jornalistas que ficam em contato diário com todos os atletas”, diz. “Isso faz com que a relação fique cada vez mais sólida e de confiança”.
No seu menu de serviços de assessoria de imprensa, a AV oferece a elaboração e distribuição de releases, relacionamento com a imprensa e gestão de redes sociais. A empresa também conta com uma ferramenta exclusiva que é um aplicativo personalizado do cliente, disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play, que ajuda na gestão e no acompanhamento do que é fala a respeito dele na internet. Mas Gustavo Neves destaca que o objetivo principal da AV vai além da prestação de serviços de assessoria de imprensa. “Nosso objetivo é zelar pela imagem do cliente, seja no relacionamento com a imprensa ou no contato mais próximo com os torcedores através das redes sociais”, diz.
Para manter uma carteira de clientes, os sócios da AV dizem que o segredo é o profissionalismo, aperfeiçoando e implantando novos serviços. Por isso, além dos cinco jornalistas que vivem o dia a dia da empresa, A AV conta também com um designer, um profissional que realiza o levantamento estatístico de todos os atletas, além de uma empresa que gerencia nossas redes digitais. “Manter uma carteira com quase sessenta clientes ativos num mercado como o do futebol, onde muitos atletas fazem contratos de seis meses ou um ano, realmente não é nada fácil”, diz Gustavo Neves.
Neste cenário, para conquistar novos clientes, a AV acredita que a melhor propaganda é o trabalho que realiza. A prospecção é feita com visitas as concentrações dos times e com contatos via internet com frequência apresentar a empresa. “Quando nossos clientes se destacam na mídia, acaba chamando a atenção de outros atletas que procuram saber quem faz esse trabalho para eles”, diz Arthur Virgílio. “No início era um pouco mais complicado porque tínhamos que correr atrás desses novos clientes para montar uma carteira interessante”.
Mas hoje em dia, segundo Gustavo Neves, as coisas se inverteram. “Alcançamos um patamar que nos permite escolher com quem queremos trabalhar e antes de fechar com um novo cliente, colhemos informações e conversamos com muitas pessoas para saber quem é o atleta que vai carregar o carimbo AV”, diz.
Sempre buscando a excelência, os sócios têm como principal desafio para os próximos cinco anos, alcançar a meta de tornar a AV Assessoria de Imprensa a maior empresa no segmento. “O maior desafio é manter o nível do trabalho, mas estar sempre se reinventando, trazendo novos produtos para o mercado”, diz Gustavo Neves. “Estamos sempre atentos às novas tecnologias para nos mantermos sempre atualizados com as novas tendências do mercado”, complementa Arthur Virgílio, tal qual um atacante que recebe um passe açucarado e marca um gol.
Leia também: