A necessidade de ter contato com a natureza tem feito muita gente procurar a vida no campo para esfriar a cabeça, por isso, uma tendência de mercado é o turismo rural. Em Campo Grande (MS), a professora Margareth Melo, quando se separou do marido, recebeu uma fazenda na divisão de bens. Sem dinheiro no bolso e cheia de contas pra pagar, ela viu uma opção para ganhar dinheiro: transformar a fazenda em um negocio.
Margareth, formada em Pedagogia e Turismo, resolveu fazer da fazenda Pontal das Águas um day use – espaço para o turista passar o dia em contato com a natureza. Para isso, ela teve ajuda do Sebrae e recebeu mais de 100 horas de consultoria. A fazenda fica a 20 quilômetros de Campo Grande – uma das capitais do agronegócio no Brasil. E isso foi considerado pelo Sebrae para montar a estratégia de marketing para atrair turistas. Com a chegada de visitantes, o dinheiro foi entrando e Margareth fez benfeitorias na fazenda. Ela contratou monitores, equipou a cozinha, abriu trilhas e cuidou do paisagismo.
Na alta temporada, a fazenda recebe 1,6 mil pessoas por mês. Cada uma paga R$ 108 para passar o dia e comer pratos típicos, como arroz carreteiro, escondidinho e muitos doces. Alguns passeios são cobrados à parte. Andar a cavalo sai por R$ 15 e descer a corredeira do rio no boiacross custa R$ 35. Para entrar nesse mercado, Margareth também foi atrás de licenças ambientais e investiu em gestão de segurança. O faturamento mensal da fazenda chega a R$ 70 mil.