Pesquisa revela hábitos culturais dos brasileiros

A Pesquisa Nacional sobre Hábitos Culturais, realizada em dezembro de 2015 pela Fecomércio RJ, em parceria com a Ipsos, mostra que apesar de uma parcela dos brasileiros não realizar nenhum programa de lazer cultural (47%, contra 53% que realizaram pelo menos um programa no ano), nos últimos oito anos, cresceu em 100% o número de pessoas que disseram ter ido ao cinema (35%) e ao teatro (12%). Em 2007, primeiro ano do levantamento, os programas tinham a adesão de 17% e 6% da população, respectivamente.

Nesses oito anos a parcela de brasileiros que realizou pelo menos um programa cultural aumentou 10 pontos percentuais:  de 43% para 53%. Cresceu também o quanto o brasileiro considera justo pagar por programas culturais: R$ 37 em um show musical, R$ 34 em um livro, R$ 30 em uma peça teatral e R$ 16 em cinema, valores acima dos apurados no ano anterior por conta da percepção do consumidor em relação ao avanço médio dos preços na economia – inflação.

Entre os brasileiros que não fizeram nenhum programa cultural nos momentos de lazer, assistir TV foi a principal atividade citada (77%), seguida por frequentar igreja ou algum outro centro religioso (24%), almoçar com amigos ou parentes (21%), ouvir música (15%) e ir a barzinhos (12%).

Entre os motivos para o não consumo de bens culturais, a razão mais mencionada foi a falta de hábito. A leitura (88%) é o programa cultural para o qual a falta de hábito é mais frequente, seguida por espetáculo de dança (69%), museu e exposição de arte (67% cada),cinema e show de música (65% cada) e teatro (63%) – considerando que todos os percentuais incidem sobre a base de brasileiros que não realizaram nenhuma das atividades listadas pela pesquisa.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos entre os dias 2 e 14 de dezembro e contou com a opinião de 1.200 consumidores em 72 municípios brasileiros.

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