Funcional Health Tech fecha 2023 acima do esperado e projeta crescer 21% em 2024

Com 24 anos no mercado, Funcional Health Tech, empresa pioneira e líder em programas de acesso e adesão e data driven care no Brasil enxerga cenário promissor para 2024

O ano de 2023 foi marcado por mudanças e adaptações do mercado de saúde no Brasil, e em 2024 deverá consolidar o crescimento das empresas que investiram em inovação e cresceram de forma sustentável. É o caso da Funcional Health Tech, que desenvolve soluções exclusivas para indústria e varejo farmacêutico, operadoras e corretoras de saúde, além de benefícios corporativos.

Com mais de 24 anos de atuação e cerca de 350 clientes, a healthtech impacta cerca de 13 milhões de vidas por mês e tem mais de 50 mil farmácias parceiras no Brasil – que realizam mais de 19 milhões de transações por ano. A empresa é hoje o maior ecossistema integrado de saúde do país, além de ser pioneira e líder em programas de acesso e adesão, e em data driven care no Brasil. Após aumentar em mais de 50% seu quadro de colaboradores, projeta crescer 21% em 2024 e segue apostando principalmente em novas soluções e no seu mais recente produto de multibenefícios, o Funcional Multi.

De acordo com Cristiane Giordano (foto em destaque), CEO da empresa, algumas ações foram fundamentais e contribuíram para o crescimento e bom desempenho da healthtech em 2023, como o lançamento do seu núcleo de inovação, o Funcional Ventures, a aquisição da Pedbot, startup de chat commerce especializada no varejo farmacêutico, integração com novos parceiros de soluções digitais, além de investimento em melhorias de seus produtos como o Programa de Benefício Medicamento (PBM) e a plataforma Peona Pro.

Em 2023, a Funcional lançou o Funcional Multi, única solução do mercado de cartão de benefícios conectado ao benefício farmácia, que oferece descontos e subsídios na compra de medicamentos, além de centralizar outras modalidades de benefícios – alimentação, refeição, mobilidade, premiação – em um único cartão. O Multi oferece para as empresas, ainda, inteligência de dados com informações sobre a saúde dos funcionários, possibilitando personalizar programas de saúde e atender às necessidades individuais. O projeto prevê investimento total de R$ 35 milhões – que será aplicado nos próximos três anos – e espera atingir um montante de R$ 5 bilhões por ano em transações com o novo cartão.

“Somos uma empresa de tecnologia em saúde e conhecemos os bastidores do mercado. Nossa experiência unida à capacidade de inovação e o fato de entender a jornada do paciente de saúde ajudaram bastante, tanto na melhoria da jornada quanto no nosso papel consultivo de oferecer soluções que nossos clientes não conseguem fazer sozinhos, aprimorando a experiência de quem está na ponta, como pacientes, consumidores nas farmácias e colaboradores”, destaca a CEO da Funcional Health Tech.

A empresa também apostou na privacidade de dados e segurança da informação, aprimorando constantemente suas práticas e protocolos. Em 2023, investiu cerca de  R$ 7 milhões em ações desta frente, entre treinamentos, criptografia de dados, mão de obra especializada, entre outros.

Planos e tendências para 2024

Para 2024, a healthtech desenhou uma estratégia baseada em três pilares: excelência operacional, transformação digital e customer experience. Cristiane destaca ainda que a healthtech está preocupada com uma experiência cada vez mais digital, fácil e conveniente, sem perder a essência humana quando necessário.

“Estamos acompanhando as mudanças do mercado e entendendo cada vez mais sobre o ecossistema de saúde, e com isso criando ferramentas e novos produtos para melhorar a experiência dos clientes, compreendendo as dores e necessidades de acordo com as dificuldades. Uma tendência para o próximo ano é a forte evolução do varejo, que está se tornando um centro de saúde e se adaptando para oferecer pequenos serviços focados na experiência do consumidor em farmácias e drogarias”, completa.

A preocupação com ESG também está no radar da empresa. “Temos altos padrões de governança e vamos manter isso. O social também é uma grande preocupação dos nossos clientes, sobre como podemos impactar de forma positiva o ambiente social. Hoje a Funcional tem cerca de 700 colaboradores e o cuidado com as pessoas é a essência do nosso negócio”, completa a CEO da healthtech.

Acompanhar a ascensão feminina também está na pauta para 2024, não só na questão de representatividade e equidade de gênero, mas também externamente, como consumidoras e clientes. “Mais da metade das famílias são sustentadas pelas mulheres. Entender melhor as dores e peculiaridades de cada uma e buscar quais são as soluções para esse público é um compromisso nosso e de toda a sociedade. Nosso olhar estará ainda mais atento em todas essas esferas e seguiremos com o compromisso de levar a inovação baseada em dados no ecossistema de saúde, com soluções escaláveis que promovam uma vida saudável para as pessoas, o sucesso para nossos clientes e crescimento para o nosso negócio”, finaliza Cristiane Giordano.

Facebook
Twitter
LinkedIn