O Home Office tem lá suas vantagens. Vamos lá, quem não gostaria de trabalhar em casa, ter horários flexíveis e, ainda, ganhar dinheiro? Acredito que esse seja o desejo de muitas pessoas que, atualmente, passam mais horas no trabalho do que em casa. Se você quer mudar este cenário e investir em um negócio que te dê retorno financeiro e te permita passar mais tempo em sua residência, que tal apostar em franquias Home Based – que não precisam de um lugar fixo de trabalho?
Algumas destas franquias pedem baixo investimento e oferecem diversos benefícios, principalmente para os empreendedores que estão começando. A facilidade de não ter um ponto comercial fixo é uma grande vantagem para os iniciantes, que não precisam disponibilizar capital para alugar ou comprar um estabelecimento comercial. Outro proveito, é que o próprio franqueado pode colocar a mão na massa e desenvolver o trabalho sem contratar funcionários. A franquia móvel traz diversos benefícios, o principal dentre eles é o fato de o empreendedor atuar Home Office e ainda receber todo o suporte e expertise de uma marca já conceituada no mercado.
Hoje vemos vários profissionais liberais trabalhando em casa. Um deles é o jornalista. Ele produz textos e conteúdos para revistas, jornais, sites e redes sociais para um veículo específico ou para vários. Quanto mais ele produzir, mais ele vai ganhar. Daí ele gerencia a quantidade de trabalho que quer e precisa desenvolver, escolhe o melhor horário para escrever e assim controla também o seu retorno financeiro. Diversas outras áreas oferecem a mesma possibilidade: artesanato, confeitaria, profissionais de Tecnologia da Informação, cabeleireiro, entre outros.
O nosso setor de coaching igualmente proporciona esta opção. Aqui o profissional também é o seu próprio chefe. Define seus horários, dias e lugares. O coach é o especialista que auxilia pessoas em diversos setores: negócios, família, relacionamento, entre outros. Quem adquire uma franquia deste ramo, pode trabalhar em outros ambientes: empresa ou casa de quem o contratou ou, até mesmo, locar um espaço por algumas horas para as reuniões mais complexas e com mais público.
Atualmente, muitos segmentos permitem o Home Based e, a meu ver, essa ser tendência para as próximas gerações. Acredito que unir Home Based com franquia dá muito certo. O setor de franquias encerrou o ano de 2013 com faturamento de R$ 117 bilhões, aponta estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). E as apostas para os próximos anos são todas de expansão e não de desaceleração. Com certeza é uma opção bem interessante. É um caso para se pensar. O que você acha?
Alejandro De Gyves é diretor para América Latina da ActionCOACH – líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e a primeira franquia de coaching no Brasil.