Inteligência Artificial marca nova era da comunicação interna nas empresas

Por Igor Vazzoler, fundador e CEO da Progic*

A inteligência artificial será, sem dúvidas, uma grande tendência de investimento na Comunicação Interna das organizações nos próximos anos. Ela pode ajudar as empresas a melhorar sua eficiência, aumentar sua competitividade e fornecer soluções inovadoras para desafios antigos.  O estudo “Futuro do Trabalho”, conduzido pelo Fórum Econômico Mundial, revela que mais de 75% das empresas planejam integrar IA em seus processos nos próximos anos.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a Comunicação Interna?

A comunicação interna pode ser entendida como um conjunto de ações feitas por meio de canais para atrair os colaboradores com a organização. É por meio dela que toda e qualquer informação é repassada, permitindo que os funcionários entendam as expectativas e objetivos da empresa, se sintam valorizados e engajados, além de estabelecer uma cultura de trabalho colaborativa.

A inteligência artificial pode beneficiar a comunicação interna de diversas formas. Uma delas é a criação de chatbots, que são assistentes virtuais programados para responder perguntas e fornecer informações, para ajudar os colaboradores a resolverem suas dúvidas em tempo real.  Essa tecnologia pode ser bastante útil para empresas com grande número de funcionários ou equipes distribuídas em diferentes ambientes, tornando a comunicação mais eficiente e aumentando a satisfação do time.

Outra forma é por meio da personalização de conteúdo, quando se torna possível entregar informações relevantes e personalizadas para cada colaborador, com base em seu perfil, histórico de interação com a instituição e outros fatores.  Isso pode ser feito por meio de plataformas que utilizam algoritmos para recomendar especificamente para cada usuário.

A automatização dos processos de C.I., como o envio de lembretes, agendas, comunicados e notificações, é mais um benefício alcançado pela inteligência artificial. Isso possibilita que os profissionais de RH tenham mais tempo para focar em atividades mais estratégicas, enquanto a IA cuida dos processos operacionais, aumentando a eficiência da equipe e melhorando a experiência dos colaboradores.

Além disso, a IA pode ajudar na Comunicação Interna por meio da análise de sentimentos. Atualmente, diversas ferramentas de análise podem ser usadas para avaliar o sentimento geral do quadro de funcionários em relação à empresa, ajudando os profissionais do setor a entender melhor as necessidades e preocupações dos colaboradores e, consequentemente, melhorando a taxa de retenção de talentos.

Outra aplicação importante da IA é por meio do reconhecimento de voz, que podem ser utilizados para ajudar os funcionários a obter informações e se comunicar com a empresa de forma mais eficiente. É uma tecnologia que permite que as máquinas compreendam e interpretem a fala humana, transformando a voz em texto ou comandos que podem ser utilizados para realizar diversas tarefas.

Por fim, a IA também pode ser usada para análise de dados. As ferramentas podem ser usadas para avaliar o desempenho e a eficácia das estratégias de Comunicação Interna, fornecendo insights para aprimorar a comunicação com os funcionários.

À medida que a tecnologia avança e a IA evolui, a comunicação interna continuará a ser uma área de constante transformação e inovação. A inteligência artificial é um poderoso aliado para impulsionar a comunicação interna, permitindo que as empresas construam conexões mais fortes e efetivas entre seus colaboradores, culminando em ambientes de trabalho mais produtivos e colaborativos.

 

*Igor Gavazzi Vazzoler é o fundador e CEO da Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil. Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2007), Igor fundou a Progic (2008) e atuou na estruturação de todas as áreas da empresa, que atualmente é líder no mercado de TVs corporativas no Brasil.

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