Joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau completa 4 anos de atuação no mercado
Com mais de 37 mil produtos disponíveis em seu catálogo, a Loja Virtual da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, completa 4 anos de atuação no mercado e planeja alcançar a marca de R$10 bilhões transacionados na plataforma.
Para manter a posição o maior marketplace B2B da construção civil, a loja virtual se atualiza diariamente, principalmente para aproveitar a chegada de novos compradores que, segundo dados da Visa Consulting & Analytics, de 83 milhões em 2022, deve chegar a mais de 102 milhões em 2027.
Falando especificamente em B2B, modelo de negócio adotado pela Loja Virtual da Juntos Somos Mais, um estudo da International Data Center (IDC) aponta que esse mercado movimentou um montante estimado em US$5,3 bilhões em termos de receita no ano de 2020 e, projeta um crescimento de 12,2% ao ano entre o ano mencionado e 2024, alcançando US$8,5 bilhões.
Para Juliana Carsoni (foto em destaque), CEO da Juntos, é fundamental olhar para o mercado como um todo, além de sempre estar atento às tendências do e-commerce em geral para buscar o crescimento da empresa. “A Loja Virtual da Juntos Somos Mais se consolida ano após ano como o maior marketplace b2b do setor de construção civil do país, porque tem um time por trás que se preocupa em fornecer a melhor experiência para os varejistas, escutando suas demandas, trabalhando em melhorias constantes e fazendo com que eles tenham um acesso otimizado, facilitando a compra de diversos produto de construção civil 24 horas por dia, 7 dias por semana”, diz.
Tecnologia e produto
Um dos diferenciais da Loja Virtual é poder contar com um time de tecnologia que trabalha de forma integral na atualização da plataforma, em cima dos anseios e expectativas dos usuários. “A nossa loja evolui semanalmente, não só em termos de produto, mas como de tecnologia. Por meio do diálogo com nossos clientes, investigamos e pesquisamos o que eles sentem ao usarem a plataforma e aí realizamos os ajustes necessários”, comenta Lucas Azevedo, head de produto da empresa.
Um exemplo dessa atividade é o Pedido Rápido, uma solução lançada recentemente para auxiliar os usuários da Loja Virtual. Nela o varejista pode pegar uma planilha e fazer o upload na plataforma, que a partir dos dados elabora toda a compra para ele. “Entendemos que o nosso consumidor tem pouco tempo e precisa de uma forma mais funcional de realizar pedidos, principalmente compras maiores”, diz Azevedo.
Segundo o head, existe uma parte do mercado que acredita que o usuário deve se adaptar ao marketplace, mas que na Juntos é diferente: “Acreditamos que a plataforma deve sim ouvir e priorizar a boa experiência de seus clientes, para que juntos consigamos melhorar a ferramenta. Por isso temos um time multidisciplinar, pronto e preparado para resolver e colocar as facilidades no ar o mais rápido possível”.
Sobre a Juntos Somos Mais
Criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, se transformou em uma empresa independente, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país.