Negra Rosa terá aporte de R$ 100 mi no primeiro ciclo de investimentos pela Farmax

Após aquisição, companhia já deu início a um processo acelerado de crescimento com aportes em áreas estratégicas como pesquisa e desenvolvimento (P&D), fabricação e marketing

O mercado de beleza voltado para pessoas negras no Brasil movimenta cerca de R$ 11 bilhões por ano, de acordo com um estudo da Nielsen realizado em 2020. Apesar de 56% da população do país ser de pessoas negras, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria de beleza ainda engatinha na oferta de produtos que atendam as reais necessidades e especificidades desse público.

Pensando em suprir essa demanda, a Farmax – que é uma das maiores indústrias nacionais de itens de saúde, beleza e bem-estar -, comunicou no início deste ano a aquisição da Negra Rosa. Agora, a fabricante anuncia o primeiro ciclo de investimentos para ampliar e consolidar a marca no mercado brasileiro. Conforme o CEO da Farmax, Ronaldo Ribeiro, a estimativa é de que R$ 100 milhões sejam investidos até 2027 em frentes como pesquisa e desenvolvimento (P&D), fabricação, marketing e distribuição de itens voltados para beleza negra.

A meta, segundo Ribeiro, é multiplicar a receita da companhia por quatro vezes já em 2024 com expectativa de um crescimento ainda mais acelerado nos anos seguintes. “Essa é uma estimativa a partir de uma criteriosa análise do mercado e dos investimentos que já iniciamos – não apenas com o rebranding da marca – mas com o desenvolvimento e distribuição de produtos em segmentos onde ainda existem grandes lacunas. Estamos falando de um público até então pouco assistido pela indústria de beleza”, contextualiza.

Com uma marca forte, a estratégia, conforme o CEO, é ampliar significativamente a presença no mercado promovendo a entrada em novas categorias e canais. “A expansão no canal farma é um grande primeiro passo e a marca é pioneira nesse sentido. O segundo movimento é a entrada em outros canais, como o de perfumaria. Também acreditamos na maximização dos canais digitais com a entrada em novos marketplaces. Por último, mas não menos importante, o aumento da conexão e de ferramentas com as revendedoras que deram início à marca”, explica.

Nova fase
Os primeiros resultados desse novo ciclo já podem ser vistos. A Negra Rosa lançou em junho oito produtos voltados para peles negras, desenvolvidos a partir das particularidades e demandas desse tipo de pele e cabelo. O objetivo é introduzir e ampliar o autocuidado e a possibilidade de novos hábitos na rotina das mulheres negras. Agora, além de maquiagens e produtos capilares, a marca passa a oferecer itens para a rotina de skincare voltados para o cuidado diário em relação a limpeza, hidratação e tratamentos.

A fundadora da Negra Rosa, Rosangela Silva, continua à frente da marca e de sua evolução como consultora e curadora, com um papel decisivo na condução dessa nova fase. Ela conta agora com uma equipe estruturada de especialistas em diversas frentes para suportar o crescimento acelerado. Rosangela, que se tornou uma das maiores influenciadoras de beleza negra do país, também é o principal rosto da marca. “Essa é uma fase de realização de grandes sonhos que não eram viáveis até então e, agora, podem se tornar realidade”, afirma.

Ela garante que a estratégia acolhida pela Farmax é baseada na verdade da Negra Rosa desde a sua criação. “Prova disso é que, paralelamente, estamos avançando em uma agenda de letramento racial envolvendo diversas parcerias importantes. Em relação aos produtos, com as inovações previstas e já em andamento, estamos assegurando a qualidade e a alta performance além da adequação para as necessidades e características da pele negra. Somos e continuaremos sendo uma marca feita por mulheres negras para mulheres negras”, conclui Rosangela.

*Na foto em destaque, Rosangela Silva, fundadora da Negra Rosa e Ronaldo Ribeiro, CEO da Farmax

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