Ao transformar dados em estratégia, pesquisas de comportamento, concorrência, publicidade, marca e produto se tornam essenciais para antecipar tendências e obter resultados concretos
Em um cenário de rápidas mudanças no comportamento do consumidor, empresas que fundamentam suas decisões em dados têm entre 5% e 6% mais chances de superar seus concorrentes em receita e crescimento, segundo a Harvard Business Review. É nesse contexto que a pesquisa de mercado se tornou uma ferramenta estratégica para antecipar tendências, reconhecer padrões de comportamento e otimizar investimentos.
Segundo Talita Castro, CEO do PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, diferentes áreas dentro das organizações têm buscado pesquisas para compreender melhor seu público e tomar decisões mais estratégicas. “Hoje, mais do que nunca, as empresas têm percebido os dados como um pilar para suas decisões. A pesquisa permite mapear hábitos de compra, testar campanhas publicitárias, avaliar concorrentes e medir a percepção da marca, conectando dados ao planejamento de marketing, produto e experiência do consumidor de forma integrada”, afirma.
Abaixo, a executiva elenca os principais tipos de pesquisa e como eles podem ser aplicados de forma estratégica. Confira!
Pesquisa de Comportamento
Tipo de pesquisa que permite mapear hábitos, preferências e jornadas de consumo, ajudando empresas a entender o que motiva decisões de compra e como diferentes públicos interagem com produtos ou serviços. “Ao analisar comportamentos de consumo, conseguimos identificar gargalos de engajamento para os nossos clientes, que adaptam ofertas às expectativas reais do consumidor, conectando estratégia de marketing e produto de forma eficiente”, explica Talita.
Pesquisa de Concorrência
Focada em monitorar ofertas, estratégias e posicionamento de marcas concorrentes, essa modalidade ajuda a identificar lacunas no mercado e definir diferenciais competitivos. Mais do que apenas coletar dados sobre concorrentes, permite entender padrões de atuação, resposta a campanhas e percepções de quem compra, fornecendo informações para a tomada de decisão como preço, comunicação e inovação.
Pesquisa de Publicidade
Forma de pesquisa que avalia o impacto de mensagens publicitárias antes e depois da sua veiculação. Com ferramentas de análise em tempo real e inteligência artificial, é possível testar criativos, embalagens e campanhas, mensurando a atenção e impacto emocional do público-alvo. Isso garante maior assertividade e retorno sobre os investimentos em publicidade.
Pesquisa de Marca
Permite monitorar continuamente a percepção, awareness e engajamento, identificando pontos fortes e áreas de melhoria na imagem da marca. Ferramentas como Net Promoter Score (NPS), funil de marca e cliente oculto oferecem uma visão detalhada da jornada do consumidor, fortalecendo a identidade da marca.
Pesquisa de Produto
Testa aceitação e usabilidade de novos produtos ou serviços, possibilitando ajustes antes do lançamento oficial. “Com informações precisas e contínuas, é possível reduzir erros e alinhar estratégias às reais expectativas do consumidor”, avalia Talita Castro.
Para Talita Castro, a pesquisa de mercado deixou de ser apenas uma ferramenta de coleta de dados e se tornou um diferencial competitivo para as empresas. “Quando olhamos para pesquisas de comportamento, concorrência, publicidade, marca e produto, estamos falando de ferramentas que dão clareza ao mercado, reduzem riscos e potencializam resultados. As empresas que utilizam dados de forma integrada conseguem tomar decisões mais assertivas e transformar insights em vantagem real frente à concorrência”, finaliza da CEO do PiniOn.