Players criam associação para fortalecer mercado de produtos de origem vegetal

NotCo, NUDE., Positive Company e Vida Veg estão à frente da Base Planta, que irá buscar igualdade tributária para o setor

O mercado de produtos de origem vegetal está se desenvolvendo rapidamente e resolveu se unir na demanda por direitos regulatórios, a fim de possibilitar que esses alimentos sejam cada vez mais acessíveis para as pessoas. A partir desse propósito, nasce a Base Planta, associação focada em crescer o segmento plant-based no país e otimizar a estrutura fiscal da indústria, em uma organização composta por grandes players do setor, como NotCo, NUDE., Positive Company e Vida Veg.

A ideia é que o novo grupo atue como representante desse mercado, principalmente no que se refere à igualdade de tratamento tributário com produtos de origem animal. Dessa forma, as marcas podem negociar com fornecedores, reguladores, governos e outros parceiros comerciais preços melhores e condições mais favoráveis que as atuais e, assim, impulsionar o desenvolvimento da área em todo o território nacional.

De acordo com Felipe Carvalho, Diretor Cofundador da Positive Company e Presidente da associação, o diálogo com as autoridades é fundamental para o ramo, uma vez que a alimentação plant-based tem ganhado cada vez mais espaço no prato dos brasileiros. “A demanda por produtos plant-based, antes puxada por alérgicos, intolerantes, vegetarianos e veganos, hoje atinge milhões de brasileiros que buscam substituir, total ou parcialmente, produtos de origem animal, visando um estilo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. Para muitos, esses produtos são essenciais e não apenas uma opção, por isso a associação tem como objetivo desenvolver esse mercado de forma ampla e democrática, expandindo a oferta para atender às necessidades e a inclusão de todos os públicos com escolhas cada vez mais crescentes por alternativas vegetais”, diz.

Dores fiscais do setor plant-based no Brasil

Segundo o The Good Food Institute (GFI), o mercado de produtos à base de plantas deve movimentar entre U$$ 100 bilhões e U$$ 370 bilhões (R$ 2 trilhões) até 2035. Apesar disso, ainda não existe uma regulamentação específica para esses itens no Brasil, o que acaba gerando muitas tributações, dificultando tanto o registro quanto o acesso a opções plant-based.

Em geral, os alimentos da categoria são tributados pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um imposto estadual. No entanto, as despesas do setor também podem aumentar por conta de uma gama de impostos federais (PIS/COFINS e IPI), como é o caso do leite vegetal, que possui uma tributação de PIS/COFINS de 9,25%, enquanto o leite UHT, de origem animal, não carrega a taxa.

Para Thiago Augusto, Diretor Financeiro da NotCo no Brasil e Integrante da Associação, não é sequer razoável aceitar que haja essa diferença fiscal entre o setor plant-based e a indústria alimentícia de base animal. “A igualdade de tratamento tributário precisa se tornar uma realidade, considerando o potencial de experimentação e demanda por produtos vegetais pelos brasileiros nos próximos anos”, afirma. “A oportunidade de incentivar a criação de novas soluções, especialmente aquelas voltadas para uma alimentação sustentável e acessível não pode ser deixada em segundo plano”, completa.

Sobre a Base Planta
A Base Planta é uma associação que reúne importantes empresas do mercado de produtos vegetais, como NotCo, NUDE., Positive Company e Vida Veg com o objetivo de promover o crescimento do segmento de plant-based no País para fortalecer os benefícios e incentivos à indústria alimentícia vegetal. A principal missão é buscar direitos regulatórios que tornem esses alimentos mais acessíveis para as pessoas, em particular, no que se refere à igualdade de tratamento tributário em relação aos produtos de origem animal, além de estabelecer um diálogo com autoridades, fornecedores, reguladores, governos e outros parceiros comerciais.

Sobre a NotCo
Empresa de tecnologia de alimentos plant-based com o crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio global, tem como propósito liderar a revolução alimentícia no mundo. A foodtech utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial, para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal e construir receitas originais 100% à base de plantas, que garantam a mesma experiência em sabor e textura dos pratos prediletos dos brasileiros, promovendo o consumo que minimiza o impacto ambiental sendo responsável com o ecossistema.
A NotCo é criadora dos produtos referência no mercado à base de plantas, como NotMilkTM, NotBurgerTM, NotChickenTM, NotMeatTM e NotMayoTM. No Brasil possui mais de 2 mil pontos de venda. A marca atua em 12 países: Brasil, Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Canadá, Peru, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia.

Sobre a NUDE
Brasileira, 100% plant based, com mulheres na liderança. Fazemos inovação com foco no sabor e na natureza. Fundada em 2020, Nude é uma foodtech que desenvolve seus alimentos a partir da aveia. Comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas metas de mitigação climática, somos a primeira marca da América Latina a calcular todas as etapas da cadeia produtiva e estampar a pegada de carbono na embalagem. Fizemos isso, porque nosso objetivo é ajudar a indústria e o consumidor na transição para uma economia de baixo carbono.

Sobre a Positive Company
A Positive Company é uma plataforma de impacto positivo e saudabilidade que tem como marcas A tal da Castanha, Possible e Plant Power. Buscamos atingir lucros e ser referência em nossos mercados, e mantemos um forte compromisso de preservação do bem estar das pessoas e do meio em que vivemos. Estamos alinhados com as novas maneiras de produção e somos convictos de que é possível crescer e se destacar sendo responsáveis, conscientes e comprometidos para diminuir ao máximo os impactos causados na produção de nossos produtos. Acreditamos que empresas podem crescer com responsabilidade e ética, prezando pela sustentabilidade, pela valorização dos seus colaboradores e do meio ambiente, gerando um ciclo virtuoso de impacto positivo no mundo.

Sobre a VidaVeg
Fundada em 2015, a Vida Veg, indústria brasileira de produtos 100% de base vegetal, é líder nacional em produtos fresh plant based. A empresa está presente em todo o País com mais de 6 mil pontos de venda e conta com mais de 40 produtos no portfólio, voltados para o varejo e foodservice nacional. Sua unidade fabril está situada na cidade de Lavras (MG), com cerca de 3000m² de área construída e uma capacidade produtiva de 1000 toneladas mensais, que gera mais de 200 empregos, entre diretos e indiretos.
A fabricação própria da marca garante um alto padrão de qualidade, com matérias primas selecionadas e certificadas, que garantem um ambiente livre de qualquer contaminação cruzada. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, a empresa também prima pela sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e possui parceria com o Eu Reciclo, que fornece um selo que representa a compensação de 100% do equivalente ao volume total das embalagens que são inseridas no mercado.

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