Quicko apresenta Webinar sobre inovação e parcerias entre iniciativa privada e poder público na Mobilidade Urbana

O deslocamento pelas cidades brasileiras neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem se tornado um grande desafio para o poder público. Com isso, a iniciativa privada também vem buscando soluções para tornar o transporte público ainda mais seguro para os passageiros. Pensando nessa discussão, na próxima quarta-feira (25), às 15h, a Quicko, startup de Mobilidade Urbana, irá realizar um webinar gratuito para discutir a contribuição da iniciativa privada para inovação na Mobilidade Urbana.

Com mediação de Luiz Motta, Head of Public Affairs da Quicko, o evento será realizado pelo Zoom, plataforma de reuniões online, e transmitido ao vivo pelo Facebook da Quicko. O painel receberá Maria Luiza Machado, coordenadora de inovação da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), Daniela Swiatek, especialista em inovação em governo, mobilidade urbana e transformação digital, além da Especialista em Políticas Públicas e Mobilidade da Quicko, Luísa Peixoto.

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_7OTrMpGrQ6ijm_9A2aASGw.

Mobilidade pós-Covid
Com a necessidade de isolamento e distanciamento decorrente da pandemia, a forma como nos deslocamos nas cidades se transformou por completo. A demanda pelo transporte público chegou a cair cerca de 80% no auge da quarentena e vem se recuperando, mas ainda em patamares muito inferiores aos verificado no ano passado, por exemplo.

Com o retorno gradual das atividades, é preciso discutir como garantir deslocamentos seguros sem que voltemos a depender dos carros particulares. Primeiro, porque grande parte da população não tem acesso ao automóvel e precisa do transporte público de massa. Mas também porque já estamos vendo em outros países que o uso intensivo de veículos tem provocado mais congestionamento e poluição do que no período pré-pandemia. E a piora da qualidade do ar pode resultar em quadros respiratórios mais suscetíveis a complicações pelo novo coronavírus.

Benefícios da tecnologia
Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada, ao estimular novas formas de deslocamento, além de garantir mais segurança para todos que precisam do transporte público. Um exemplo claro seria introdução do pagamento digital. A recarga de bilhetes feita de forma online evita filas nas bilheterias e aglomerações em estações. Além disso, a redução do uso de notas e moedas também diminui o contato entre cobradores e passageiros.

Por outro lado, a utilização de plataformas digitais para a divulgação de informações em tempo real torna-se extremamente relevante para impedir as aglomerações. O compartilhamento da localização dos ônibus, por exemplo, permite a redução do tempo e do volume de pessoas aguardando nos pontos. Mas podemos ir além, ao divulgar também a lotação de ônibus em tempo real, essencial para que os passageiros possam evitar veículos mais cheios e, assim, sintam-se mais seguros para usar o transporte coletivo.

Os chamados modos ativos e os serviços de mobilidade compartilhada também estão ganhando força em outros países, mas dependem de uma série de fatores para que sejam efetivamente incorporados na rotina dos brasileiros. Precisamos repensar o espaço público, para favorecer os deslocamentos a pé ou de bicicleta, com calçadas e ruas mais seguras para pedestres e vias temporárias ou definitivas para bicicletas. E também adotar modelos de regulamentação que estimulem, e não inviabilizem, as plataformas que oferecem alternativas de deslocamento que possam complementar o transporte público.

SOBRE A QUICKO (http://www.quicko.com.br)

A Quicko é uma Startup de Mobilidade Urbana que oferece diversas soluções para a pessoa integrar, de forma fácil e simples, diferentes meios de transporte, como táxis, carros de aplicativo, bicicletas, ônibus, trens, Metrô etc., para garantir uma jornada mais rápida e conveniente. O app traça rotas a partir de diversos modais disponíveis e do comportamento dos próprios usuários. Além disso, a empresa ajuda o usuário a definir trajetos por meio de transportes e serviços baseados em suas próprias preferências, também alertando-os em tempo real sobre acontecimentos no caminho e modais escolhidos.

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