Servicificação: simplificando os processos de TI na empresa

Muitas empresas não sabem quais procedimentos adotar quando é feita a instalação de uma nova rede corporativa. São erros recorrentes, por exemplo, a contratação de profissionais generalistas e até mesmo o aproveitamento parcial de produtos a partir da instalação apenas das configurações básicas da tecnologia, por medo de ficar com uma rede complexa para operar. 

Com o propósito de otimizar o funcionamento das tecnologias de informação nas instituições, a servicificação surge como uma tendência de mercado. O modelo se fundamenta em transferir a gestão da tecnologia para uma empresa especializada, que traz inúmeros benefícios a quem contrata a solução. O contratante passa a ter acesso a equipamentos e softwares mais recentes, a contar com pessoas experientes e capacitadas para atuar na área, entre outras vantagens. Os resultados vão desde a simplificação dos processos de TI até a um maior retorno do capital investido.

Por outro lado, é importante lembrar que a servicificação não substitui os profissionais da área de TI, mas permite que eles foquem na gestão das necessidades de aplicações, comunicação e segurança da empresa.

Um exemplo prático do que pode ser melhorado com a terceirização dos serviços de TI é a mobilidade de rede, a partir de serviços gerenciados de wireless. Contratar uma solução de rede sem fio e contar com o suporte de uma equipe qualificada em vez de fazer grandes investimentos na infraestrutura de rede local — como é o caso da maioria das empresas — traz economia e permite integração de níveis de segurança.

A servicificação pode ser aplicada em qualquer empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação. Mais informações sobre essa tendência podem ser acessadas no e-book Cinco serviços de TI para melhorar a rotina de sua empresa, desenvolvido pela Teltec Solutions e disponível gratuitamente em http://dialet.to/5-servicos-de-ti

Diego Brites Ramos é diretor geral da Teltec Solutions

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