Sete dicas para prospectar e fechar bons negócios na maior feira de franquias do país

Advogada especializada em franchising recomenda: atente-se à lei de franquias e não se apresse ao escolher

A partir da próxima quarta-feira (28), no Expo Center Norte, em São Paulo, acontecerá a maior feira de franquias do Brasil, a ABF Franchising Expo. Com mais de 400 marcas expositoras e público estimado acima de 30 mil visitantes, o evento é um dos mais aguardados pelos empreendedores durante todo o ano.

Além das diversas oportunidades de negócios, os visitantes também poderão participar de cursos e palestras para obterem mais informações sobre o sistema de franquias. “O futuro franqueado precisa se informar, realizar cursos e, quando procurar sua franquia, conhecer a lei 13.966/19, que rege o sistema de franchising no Brasil. É uma lei bastante simples e há muito conteúdo sobre ela on-line, em portais confiáveis”, ensina Thais Kurita (foto em destaque), advogada especializada em franchising e varejo, que há mais de 20 anos trabalha com franqueadoras.

Thais Kurita também diz que o futuro franqueado não deve ter pressa ao escolher uma marca. “A feira um momento de conhecer e comparar propostas. Não é uma oportunidade para comprar, no calor da emoção. É importante que o empreendedor avalie com calma cada rede visitada, pondere os prós e contras e, apenas depois de passar por dois ou três processos seletivos, faça sua escolha”, aconselha. Ela dá outras dicas:
1 – Estude os segmentos com os quais você mais se identifica, mapeie as empresas expositoras e pesquise sobre elas – Antes de visitar a feira, tenha em mente os segmentos que você gostaria de conhecer. Assim, fica mais fácil identificar, dentre as empresas expositoras, quais são as que você pode visitar e conhecer. Ter foco, diante de 400 marcas expositoras, é fundamental.

2 – Tenha um roteiro de perguntas para os franqueadores – Crie um roteiro de perguntas para fazer aos expositores e anote as respostas deles. A partir de uma análise que você fará em sua casa, será possível decidir para quais marcas vale a pena solicitar a participação no processo de seleção.

3 – Conheça os canais de varejo operados por cada marca – Atualmente, as marcas operam em mais de um canal de varejo, o que pode ser importante para muitos franqueados. Assim, é possível investir em uma dark kitchen, em uma loja em shopping, um quiosque ou uma microfranquia de uma mesma marca, variando o valor do investimento ou a localidade de implantação da franquia. Conversando atentamente com a franqueadora, o investidor tem a oportunidade de conhecer as opções e adequá-las melhor ao seu perfil.

4 – A marca abriu oportunidade para sua região? – Não adianta você ser apaixonado por uma marca se ela não tem mais espaço em sua região. Pergunte ao franqueador quais são as áreas disponíveis para a abertura de novas unidades franqueadas antes de se empolgar com o negócio.

5 – Cuidado com processos de seleção ‘relâmpago’ – Quando o processo de seleção é muito rápido – e alguns são automáticos – muitas perguntas do franqueado deixaram de ser respondidas e essas dúvidas poderão se tornar problemas futuros. Desconfie da franqueadora que não se importa muito com quem entrará em sua rede.

6 – Converse com franqueados que estão no stand, mas com cautela – Muitas marcas levam aos seus stands franqueados para as ajudarem nas vendas de novas franquias. São os maiores parceiros das marcas, aqueles que têm excelente desempenho e faturam alto. O ideal é que você converse com eles, mas também com outros membros da marca, escolhidos aleatoriamente, além de conhecer ex-franqueados da marca. Lembre-se: o franqueador não usará, como propaganda, aquele franqueado que tem problemas de desempenho.

7 – Não assine documentos na feira – A feira não é o melhor local para assinar o contrato de franquia. Aliás, a lei de franquias (13.966/19) diz que a Circular de Oferta de Franquia deve ser entregue ao candidato à franquia dez dias antes de o contrato ser assinado. Então, se você não recebeu a COF há dez dias, tendo tempo para analisá-la, é ilegal assinar um contrato.

Marcas expositoras mostram oportunidades
B.LEM Padaria Portuguesa – Rede de padarias portuguesas, com 50 lojas. Os produtos oferecidos são fabricados pela marca, de forma 100% artesanal, sem corantes nem conservantes em indústria própria, de forma a controlar toda a cadeia de produção. Os fraqueados recebem total suporte da franqueadora, desde a assinatura do contrato até a implantação da loja, numa primeira etapa, que inclui treinamento, aprovação de ponto comercial, implantação da unidade franqueada, treinamentos e inauguração. Após esse período, inicia-se o suporte contínuo, que inclui o acompanhamento total do negócio. O investimento fica entre R$ 300 mil e R$ 600 mil, incluindo taxa de franquia. O faturamento médio é de R$ 60 mil e R$ 200 mil, dependendo do formato de loja escolhido, que pode loja escolhido, que pode ser quiosque, loja de rua ou de shopping. A B.LEM oferecerá 20% de desconto na taxa de franquia a quem iniciar os contatos com a marca na feira.

Maria Gasolina – Rede de minimercados autônomos gourmet para condomínios residenciais e empresariais que tem como diferencial oferecer um ponto de encontro para os seus usuários: com um lindo layout, agrega serviços como área de convivência, wi-fi, ar-condicionado, micro-ondas e forno elétrico para que os clientes possam se alimentar, se reunir e até trabalhar no local. Dentre outros destaques, a Maria Gasolina mantém parcerias importantes com grandes marcas, a exemplo da Nescafé, que permite oferecer máquina de café em todas as lojas. São 1.200 itens à venda nas lojas, cujo investimento médio numa microfranquia de Quiosque fica em R$ 35 mil, já com a taxa de franquia inclusa.

Dr. Shape – Maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 70 lojas instaladas em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. As lojas Dr. Shape comercializam um mix completo de suplementos alimentares, produtos naturais, itens para alimentação saudável, vestuário fitness e artigos esportivos. Existe a opção de o franqueado implantar, junto com a loja, uma clínica de emagrecimento e estética, a Viva na Medida, que reúne protocolos que reúnem tecnologia em aparelhos, nutrição e suplementação para resultados em emagrecimento. O investimento é entre R$ 200 mil e R$ 350 mil, incluindo a taxa de franquia. Quem iniciar os contatos com a Dr. Shape na feira terá R$ 10 mil de desconto na taxa de franquia e três meses de carência de royalties a partir da inauguração da loja.

Facebook
Twitter
LinkedIn