Startup amplifica atuação das marcas no mundo digital com criatividade

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Instanteaser produz vídeos de alta performance em escala e aumenta desempenho das empresas na internet  

Os meios digitais aceleraram o engajamento das marcas nas diversas plataformas da rede. No entanto, as companhias já não conseguem mais se comunicar diretamente com os seus consumidores. O principal motivo é o alto congestionamento digital, que distanciou o público das empresas.

Para direcionar e salvar as companhias desse “buraco negro digital”, a Instanteaser, startup fundada há seis anos, uniu os sócios Doug Clayton (cineasta), Bernardo Landeira (designer), Wesley de Oliveira “Combone” (designer) e Thiago Araújo (PhD em Ciências da Computação), em torno de um objetivo – mesclar suas habilidades criativas e tecnológicas para levar as marcas ao próximo nível da comunicação digital. A meta era transformar filmes publicitários longos e tradicionais em vídeos de alta performance, de seis a 30 segundos, mantendo a excelência conceitual e estética, e, ao mesmo tempo, permitindo escalar em diversos níveis de segmentação, de forma rápida e precisa.

Segundo Doug Clayton, CEO e cofundador da Instanteaser, não é escala por escala, mas geração de valor e retorno do investimento. “Produzimos vídeos de alta performance em escala para grandes marcas se destacarem no ambiente digital. Quando começamos a empresa, os hábitos de consumo de conteúdo estavam mudando drasticamente, mas as marcas continuavam se comunicando da mesma forma. Utilizamos tecnologia para dar a escala necessária à criatividade e com isso promover a reaproximação das marcas aos seus consumidores.  Havia um gap entre as marcas e o consumidor, tínhamos que promover uma reaproximação”, ressalta o empresário.

Resultados e performance  

Só chamar a atenção através da compra de mídia centralizada – principal artifício do mercado -, já não gera os resultados de outros tempos. Por isso, a startup disponibiliza duas ferramentas muito eficientes para as empresas escalarem seus conteúdos: uma é voltada para o B2B e a outra para o B2B2C, denominada Multiply. A primeira permite que as marcas produzam vídeos de alta performance, com o objetivo de multiplicá-lo em versões específicas para diferentes plataformas da rede. Já na Multiply, segundo produto da Instanteaser, possibilita que as companhias empoderem seus sellers (vendedores) e resellers (revendedores) para se tornarem seus próprios criadores de conteúdo. Através do app da startup, esse usuário final pode editar os vídeos que produzimos para a marca ‘mãe’.

Para produzir o material e conectar os produtos e serviços aos clientes, a Instanteaser recebe um briefing das empresas com dados e informações sobre a expectativa para a campanha. Utilizando tecnologia para escalar criatividade, a empresa oferece alta qualidade e velocidade. A startup atende diferentes marcas, entre elas: Mercado Livre, Google, Meta e Amazon, além de ser a única companhia criada na América Latina que é parceira oficial do Google para YouTube Ads, e conquistou prêmios e reconhecimento no Brasil e no exterior. A empresa projeta um crescimento de 75% em 2022, frente ao ano anterior.

“Atualmente, as marcas encontram uma imensa dificuldade em manter o padrão de marca e controle de conteúdo no processo de personalização em escala. Com o Multiply, permitimos que vendedores, franqueados, afiliados, micro-influenciadores, produzam múltiplos vídeos de alta qualidade, criados através do mesmo processo que vem gerando resultados acima da média para as grandes empresas atendidas pela Instanteaser “, destaca Bernardo Landeira, COO e cofundador da startup.

 

Tecnologia acelera resultados

O CTO, sócio tech da Instanteaser, Thiago Araujo (PhD em Ciência da Computação), levou para a Instanteaser o equilíbrio entre a criatividade e a tecnologia. Ao agregar as duas experiências, com excelência, a startup encontrou a harmonia perfeita.

“Foi importante mesclar o lado criativo com o pensamento tecnológico dos sócios. Com tecnologia conseguimos escalar a criação, sem fazer concessões, mantendo a excelência conceitual e estética. Isso faz com que as marcas consigam performar nos meios digitais”, enfatiza o sócio Thiago Araujo.

Na avaliação do designer criativo e autodidata, Wesley de Oliveira “Combone”, que também participou da fundação da startup, havia uma demanda reprimida por filmes curtos para vendedores e revendedores, nos meios digitais. A tecnologia da Multiply veio para preencher essa lacuna, empoderando os colaboradores das marcas.

“Um vídeo bem produzido pode ser determinante para reverter uma visualização em venda. Além das plataformas tradicionais, como os sites das empresas onde eles atuam, ainda existem os canais digitais do novo mercado, como os aplicativos de troca de mensagens. Muitas pessoas fecham vendas dessa forma e os nossos filmes podem fazer a diferença na hora de concluir o negócio”, explica o designer.

No tempo necessário

Cada mídia digital exige um tempo determinado, antes que os dedos dos usuários decidam saltar o anúncio das marcas. Para aumentar o tempo de visualização  e consequentemente o engajamento e conversão, com a Instanteaser o cliente consegue produzir vídeos específicos para cada plataforma, objetivo, produto, mensagem, ou necessidade.

“Desenvolvemos uma metodologia própria, pois sabemos que precisamos impactar e reter a atenção do internauta nos primeiros segundos. A partir do filme master, o cliente consegue desdobrar esse vídeo em versões específicas que permitem a segmentação da mensagem com a granularização necessária para performar no ambiente digital. O tiro de canhão do comercial de TV não funciona mais, é necessário se comunicar de forma personalizada em todos os pontos de contato com o consumidor. E isso tudo precisa ser feito com qualidade, senão se perde no congestionamento digital”, enfatiza Doug Clayton, CEO da startup.

Essa estratégia de segmentar as campanhas das empresas tem apresentado bons resultados. Desde a sua fundação, a startup entrega resultados bem acima dos benchmarks de mercado, dentre eles, reduziu o custo por lead de um dos principais serviços financeiros do Brasil em mais de 35%, e foi case na newsletter de fim de ano do Google com um vídeo ad no YouTube que reduziu o custo por ação do cliente em mais de 70%.  A Instanteaser já trabalhou com mais de 500 marcas e produziu 50.000 vídeos.

Sobre a Instanteaser

A Instanteaser, startup fundada em 2016 pelos sócios e amigos Doug Clayton (cineasta), Bernardo Ladeira (designer), Wesley de Oliveira “Combone” (designer) e Thiago Araújo (PhD em Ciências da Computação), surge no momento em que os amigos identificaram que a forma como as pessoas estavam consumindo conteúdo das diversas plataformas digitais estava mudando. Porém, os sócios perceberam que a forma como as marcas estavam se comunicando continuava igual, reciclando conteúdos de mídias tradicionais, sem se preocupar com as mudanças de hábitos e costumes do público. Para isso, a startup reuniu habilidades criativas e tecnológicas para levar as marcas ao próximo nível da comunicação digital. Apesar das mudanças estarem em constante evolução, a empresa consegue entregar o mesmo padrão de qualidade e excelência criativa com a escala necessária para uma comunicação se destacar no meio do congestionamento digital.

Com tecnologia e criatividade, a Instanteaser transforma filmes publicitários longos e tradicionais em vídeos de alta performance – de seis a 30 segundos -, para que grandes marcas utilizem nas mídias digitais. A startup disponibiliza duas ferramentas muito eficientes para as empresas escalarem seus conteúdos, um é voltado para o B2B e outro para o B2B2C, que é denominado Multiply. A primeira permite que as marcas produzam vídeos de alta performance, com o objetivo de multiplicá-lo em versões específicas para diferentes plataformas da rede. Já no Multiply, as companhias empoderam seus vendedores e revendedores para se tornarem seus próprios criadores de conteúdo, através de um app, editando os vídeos produzidos para a marca ‘mãe’.

Entre os clientes da Instanteaser estão grandes players, como: Google, Meta, Mercado Livre e Amazon. A startup é a única empresa da América Latina que é parceira oficial do Google para YouTube Ads, e já conquistou prêmios e reconhecimento no Brasil e no exterior.

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