Por Felipe Ferreira, CEO da Proesc*
A tecnologia desempenha um papel fundamental na educação. Ela tem se mostrado uma aliada poderosa para os educadores, proporcionando novas oportunidades de ensino e aprendizagem. Além disso, acompanhar e utilizar as ferramentas e recursos adequados é essencial para manter uma comunicação eficiente com os estudantes das novas gerações, colaborando para a captação e retenção deles em sala de aula.
De acordo com o Censo Escolar de 2020, a disponibilidade de equipamentos nas escolas de ensino médio é maior do que durante o ensino fundamental. Sendo que, na rede estadual, a maior participação na oferta é do ensino médio, com 80,4% das unidades tendo internet banda larga e o percentual de computadores de mesa para alunos é de 79,3%.
A implementação desse método pedagógico tem o potencial de tornar o ensino mais interativo, envolvente e acessível, permitindo que os alunos aprendam de forma personalizada e autônoma. Além disso, ela pode fornecer aos educadores ferramentas eficientes para o planejamento de aulas, a avaliação do desempenho dos estudantes e a comunicação com os responsáveis.
Também oferece diversos benefícios para as salas de aulas, tornando-as mais dinâmicas, envolventes e eficazes. Ela possibilita o acesso a recursos enriquecedores, como vídeos, simulações interativas e aplicativos, que complementam o conteúdo tradicional e tornam a aprendizagem atrativa para os alunos e além disso, permite uma maior personalização do ensino, atendendo às necessidades individuais de cada estudante. A colaboração e a interação também são estimuladas pela ferramenta, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo. Alguns recursos permitem que os estudantes trabalhem juntos, debatam ideias e compartilhem conhecimentos, como, por exemplo, os fóruns de discussão online; plataformas de compartilhamento de arquivos; e aplicativos de colaboração em tempo real.
Desse modo, ocorre o protagonismo estudantil, no qual os alunos exploram tópicos específicos, aprofundam seu conhecimento e buscam respostas para suas dúvidas de forma independente. Essa autonomia no estudo desenvolve habilidades de pesquisa, autodisciplina e auto aprendizagem, preparando crianças e jovens para uma educação ao longo da vida.
Em relação à gestão pedagógica, essa tecnologia possibilita a coleta e análise de dados sobre o desempenho dos estudantes, fornecendo aos professores e gestores informações valiosas para adaptarem suas estratégias de ensino e fornecer um suporte direcionado. Ainda é possível utilizar recursos digitais e plataformas online para acessar materiais educacionais atualizados, participar de cursos de formação virtual e colaborar com outros profissionais da área.
Qual é o papel da gestão escolar diante das novas tecnologias educacionais?
A gestão escolar desempenha um papel fundamental diante das novas tecnologias educacionais. Para garantir uma integração efetiva desse recurso na escola, a gestão precisa assumir responsabilidades-chave. Em primeiro lugar, ela deve realizar um planejamento estratégico que estabeleça uma visão clara para o uso desse meio pedagógico na instituição. Isso envolve identificar as necessidades e objetivos educacionais da escola; definir metas de curto e longo prazo; e estabelecer um plano de ação para a implementação e sustentação do uso das tecnologias.
Além disso,é fundamental oferecer programas de formação e treinamento que capacitem os professores no uso efetivo dessa tecnologia. Ou seja, promover workshops, incentivar a colaboração entre os educadores e apoiar a atualização contínua em relação às novas ferramentas e práticas pedagógicas, por exemplo, são alguns dos muitos benefícios que encontramos nesse processo.
A gestão deve ter a responsabilidade, ainda, de realizar ajustes e melhorias contínuas no uso das tecnologias, visando aprimorar a experiência de aprendizagem. Por isso, para promover o uso dessas soluções na educação, é importante entender as particularidades da escola antes de implementar qualquer ferramenta, entender a realidade da comunidade escolar, seus recursos disponíveis, infraestrutura tecnológica e o nível de familiaridade da equipe com as ferramentas.
A capacitação da equipe docente e demais profissionais da escola é fundamental para promover o uso efetivo das tecnologias educacionais. E, além de capacitar a equipe, é importante fornecer suporte aos alunos no uso das tecnologias. Crie materiais de orientação, tutoriais e recursos de apoio que ajudem os estudantes a utilizar as ferramentas de forma autônoma e eficiente. Disponibilize canais de suporte, como um helpdesk ou fórum de dúvidas, para os estudantes buscarem auxílio quando necessário.
Acima de tudo, é essencial avaliar e mensurar os resultados do uso das tecnologias educacionais. Defina indicadores de desempenho e estabeleça métodos de coleta de dados, como pesquisas, questionários ou análise de registros de uso. Por fim, avalie o impacto das tecnologias na aprendizagem dos alunos, na eficiência dos processos educacionais e na motivação dos estudantes e professores.
*Felipe Ferreira é CEO e cofundador da Proesc, edtech amapaense que oferece uma plataforma de gestão escolar on-line inovadora com funcionalidades completas, com MBA em Engenharia de Software e Bacharel em Sistemas de Informação. Programador, mentor e palestrante em empreendedorismo digital e startups. Desde 2019 Felipe foi eleito Presidente da Associação de Empresas de Tecnologia do Amapá – AMAPATEC e atua com foco em fomentar o desenvolvimento de novas startups e verticais da economia digital no Amapá.