O segmento de viagens de incentivo tem sido um dos mais promissores para os operadores de turismo brasileiros. Que o diga o Grupo Master Turismo, que há cinco anos investiu na ideia e hoje comemora o crescimento alcançado. Apenas no ano passado conseguiu movimentar R$ 16 milhões, com a perspectiva de dobrar sua rentabilidade neste ano. Com roteiros para os cinco continentes, a empresa com sede em Minas Gerais aposta na criatividade ao elaborar projetos exclusivos para seus clientes.
Para dar conta da expansão e atender cada vez melhor as empresas, a agência criou recentemente a Diretoria de Eventos, Incentivo, Receptivo e Incoming (Meeting, Incentive, Conference and Exibitions – MICE). A diretoria garantirá agilidade e competitividade da Master no mercado nacional. “O segmento MICE é um dos que mais crescem dentro do turismo e poucas empresas estão preparadas para atender os clientes oferecendo a diversidade de produtos e serviços que existe. Temos tido muito sucesso nas ações de incentivo realizadas nos últimos cinco anos. Entretanto, vimos que precisávamos de um projeto que envolvesse planejamento, gestão e integração de departamentos importantes para o desenvolvimento do setor de incentivo em âmbito nacional para atividades comerciais por meio de seus escritórios em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Com essa mudança nossa perspectiva de atuação melhorou consideravelmente”, destaca o novo diretor do setor da agência, José Cordeiro.
O departamento se caracteriza pela de elaboração de roteiros e experiências destinadas ao público interno de empresas parceiras durante campanhas corporativas. “Criamos viagens inéditas, diferenciados, com atividades especiais, hospedagem em bons hotéis, guias altamente especializados, personal shoppers, e outros detalhes que dependem do tipo de campanha em questão. Tais viagens são marcadas por terem forte conexão temática com ações empresariais e por serem altamente personalizadas de acordo com o perfil do funcionário/ passageiro e da cultura do local onde ele trabalha. Passeios desse gênero têm um grande diferencial em comparação a outras premiações e contam com altos investimentos. Tudo é feito para que cada passageiro perceba que a empresa fez a viagem pensando nele. O objetivo é que tudo seja inesquecível e exclusivo”.
Anualmente, o setor de incentivo da agência realiza cerca de 50 viagens especiais de vários portes e cada uma delas conta acompanhamento especial chegando a ter um staff Master de até oito profissionais gabaritados, com inglês fluente, nível superior e experiência em viagens, que acompanham todo o passeio e dão total assistência ao passageiro ou ao grupo de contemplados. “Trabalho com o melhor cliente do meu cliente. Então, o risco de algo dar errado tem que ser zero”, afirma o diretor.
Cordeiro acrescenta ainda que há pouco tempo viagens de incentivo eram muito comuns apenas em grandes empresas devido a sua complexidade, mas que nos últimos anos as pequenas e médias começaram a se arrojar e investir nesse tipo de recompensa e reconhecimento à boa atuação de parte de seus melhores colaboradores. “Elas começaram a ver que a iniciativa transforma o profissional contemplado num forte candidato para sempre tentar bater suas próprias metas no trabalho, a fim de querer vivenciar uma nova experiência exótica novamente. Desse jeito, a empresa ganha em produtividade e o funcionário em satisfação. Muitas estão investindo pesado nesse filão. O segmento é um dos que mais cresce no Brasil”, pontua.
A constatação do crescimento desse mercado é comprovada pela Master devido ao crescimento do setor de incentivo. Em 2012, o faturamento do departamento era de R$ 6 milhões; em 2013, R$ 10 milhões; e em 2014 aumentou mais 60%. Para este ano, é esperado uma movimentação de R$32 milhões, mesmo com o cenário econômico nacional pouco favorável. “Estamos reestruturando toda a equipe da nova diretoria, selecionando novos talentos e focando em novos produtos do setor para mais clientes”, conta.
Viagens grandiosas
O histórico de viagens de incentivo da Master Turismo conta com exemplos de empresas que proporcionaram aos seus colaboradores experiências únicas. Dentre elas estão nomes como Banco BMG, Itaú, Ale Combustível e Líder Interiores. “Lembro que certa vez levamos um grupo de colaboradores para gravar um CD no estúdio dos Beatles, na Inglaterra, e de outro para fazer um passeio em Mônaco, na França. Essa viagem, promovida pelo banco BMG, durou oito dias e contou com 100 passageiros. O foco principal era assistir ao Grande Prêmio de Mônaco. Lá foi montado um camarote no Circuito dentro de um apartamento numa cobertura. Retiramos todos os móveis e redecoramos tudo para atender os clientes durante os dias de treino e corrida. Os passageiros ficaram hospedados em Nice no Hotel Le Mediterranee e os traslados para Mônaco no dia dos treinos foi feito de Iate, e no dia da corrida de Helicóptero para fugir do grande tráfego que existe nestes dias”, lembra Cordeiro.
O diretor conta ainda que, além da corrida, o roteiro contava com passeios a Cannes, Ilha de Montserrat, Sait Paul de Vince e Nice. Dentre as atividades gastronômicas e culturais o grupo teve a oportunidade de fabricar seu próprio perfume na fábrica de Fragonat, uma dos mais famosos da região e dirigir Ferraris esportivas pelas estradas de Mônaco. Durante a viagem o Banco fez uma festa de premiação no Castelo Chateau Cremat para prestigiar seus maiores e melhores parceiros comerciais.
Outra viagem realizada pela agência foi para Dubai, nos Emirados Árabes. O exótico roteiro apresentava um novo mundo aos viajantes que tinham sua primeira experiência no oriente. O grupo conheceu centro histórico local, passeou de “Abras” (pequenos barcos de madeira) e visitou o famoso Mercado do Ouro. Mais tarde, jantou num restaurante que fica localizado no topo do prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, fez um city tour de hidroavião para apreciar arquitetura da cidade e almoçou no Restaurante do Hotel Emirates Palace em Abu Dhabi, considerado um dos mais requintados do mundo.
Mas o desfrute não acabou por aí. Os passageiros puderam também esquiar de manhã e fazer um rally no deserto à tarde. “Após o rally, o grupo foi surpreendido com uma mega estrutura montada no meio do deserto com ambientes de jantar, lounges, cozinha, banheiro e inclusive ar condicionado para driblar o calor. Os convidados foram presenteados com roupas típicas e puderam, trajados a caráter, viver a experiência de uma tradicional noite no deserto se sentindo parte integrante do cenário. Para finalizar essa viagem, foi realizado um evento de premiação do Hotel Burj Al Arab, 6 estrelas, ícone da engenharia mundial e cartão postal de Dubai”, revela o diretor.
Cordeiro acrescenta ainda que para surpreender e oferecer o que o mundo dispõe melhor, é preciso investir na atualização constante de uma rede internacional de informações sobre todas as novidades de destinos e opções de lazer do planeta, desde inaugurações de restaurantes, resorts, passeios, até novos brinquedos. “Tudo é analisado criteriosamente pelos nossos funcionários para que sempre tenhamos subsídio para criar roteiros inéditos”. Para este ano, o diretor já adianta que estão por vir um elegante e avassalador passeio pela Itália, Chicago, Nova York, Punta Cana e Cartagena, entre outros.