Web Summit: oportunidade para startups abrirem portas no mercado europeu

Maior evento do setor na Europa, que encerrou nesta quinta em Lisboa, teve participação de diversas startups brasileiras na feira de negócios

Entre palestras e debates sobre tecnologia e novos negócios, maior evento do setor na Europa, que encerrou nesta quinta em Lisboa, teve participação de diversas startups brasileiras na feira de negócios.

 

O Web Summit, maior evento de tecnologia e economia digital da Europa, encerrou nesta quinta (04) em Lisboa com uma grande participação de empresas brasileiras, que aproveitam a conexão com Portugal como uma porta para o mercado do Velho Mundo. Neste primeiro evento presencial desde a pandemia, a capital lusitana recebeu 40 mil pessoas – número bem inferior ao da edição de 2019, quando mais de 70 mil participantes acompanharam os quatro dias do Summit.

Entre palestras e debates sobre tecnologia, novos negócios, comunicação e redes sociais – com presença de CEOs e empreendedores das maiores empresas globais – destaque para a feira de negócios que reuniu centenas de startups de todo o mundo. Do Brasil, missões empresariais de diversos estados marcaram presença, algumas inclusive levando empreendedores para expor no evento. 

O programa StartupSC, do Sebrae/SC, levou 14 startups catarinenses, entre uma comitiva brasileira de 80 empresas deste segmento. Uma delas, a Quiron Digital marcou sua participação com o anúncio de uma unidade no município de Fundão, na região central de Portugal e a 260 km de Lisboa. A startup atua desde 2018 com o dados de satélites e nano satélites para reduzir prejuízos causados por incêndios em florestas, ataque de pragas, doenças e desmatamento. 

Diogo Machado, diretor de mercado e um dos sócios-fundadores da Quiron, explica que a nova sede foi decidida diante  do volume de contratos fechados em Portugal. “Fundão foi o primeiro município e cliente pagante da ferramenta Flareless. Para nós isso é muito significativo. Além disso, por conta do volume de contratos que a gente está fechando em Portugal, contabilmente e estrategicamente, vale muito mais a pena ter uma unidade da Quiron lá em território português. De forma estratégica e comercialmente isso é muito importante, porque nos aproxima dos clientes portugueses e europeus”, ressaltou Machado.

Também entre as selecionadas para participar do Web Summit, a Feedz, startup com sede em Florianópolis, mostra o potencial das suas ferramentas de gestão de pessoal.  Bruno Soares, co-fundador e CEO da Feedz, destaca que a empresa tem mais 700 clientes em todo Brasil na gestão de pessoas com uma série de ferramentas e plataformas, principalmente sobre análise de desempenho e engajamento de colaboradores. 

Com a pandemia, as empresas sentiram a necessidade de melhorar seus setores de Recursos Humanos especialmente para qualificar o trabalho à distância. O novo contexto ampliou os negócios da startup com sede em Florianópolis. Após fechar o segundo ano de fundação (2019) com uma receita de R$ 500 mil, a empresa cresceu 350% em 2020, com faturamento de R$ 2,6 milhões – em 2021 a expansão foi ainda maior e deve chegar a R$ 10 milhões de receita.


APÓS INVESTIMENTOS, EMPRESAS BUSCAM EXPANSÃO INTERNACIONAL

Outra empresa em processo de expansão entre as selecionadas para participar da feira é a Payface, startup com sede em Florianópolis que desenvolve tecnologia própria de reconhecimento facial para pagamentos. Em março deste ano, a startup fechou uma parceria com a Cielo, umas das maiores especialistas em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina. O projeto vai atender a Drogaria Iguatemi, rede de farmácias e butiques de bem-estar, e será testado na loja localizada no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. 

“O consumidor pode chegar à frente de um caixa de supermercado, por exemplo, e fazer o pagamento somente usando o rosto sem a necessidade de uso de cartão de crédito, celular, relógio e outros dispositivos. É muito fácil, sem fricção, e muito seguro”, explica Eládio Isoppo, cofundador e CEO da startup. A empresa recebeu em junho de 2020 um aporte de R$ 3 milhões em rodada que conta com diversos investidores.

A Equilibrium, startup fundada em Florianópolis que gerencia o processo logístico de mercadorias conectando embarcadores e transportadores, também está buscando novos clientes no mercado externo durante o evento. Em agosto deste ano, a empresa anunciou seu segundo round de investimento, com recursos do hub de venture capital Invisto (R$ 1 milhão) e outros R$ 500 mil da HiPartners Capital & Work, especializado em inovação para o mercado de varejo (new retail). 

Marcos Arantes, CEO da empresa, explica que a Equilibrium conecta o varejo e a indústria com centenas de operadores logísticos. “Queremos entregar para os nossos clientes a mesma experiência dos consumidores de compras online que é a de receber as mercadorias o mais rápido possível”, diz. Fundada em 2019 por Arantes e o sócio Fábio Nunes, a logtech utiliza inteligência artificial para cruzar dados do produto e encontrar uma transportadora que atenda a demanda da melhor maneira.

“Comparecer a este evento é uma grande oportunidade de desenvolvimento para as startups catarinenses. Dessa forma, nossa missão sai do estado com o objetivo de criar conexões estratégicas e promissoras neste ponto de encontro mundial da inovação. Em 2019, por exemplo, algumas retornaram ao Brasil com investimentos”, explica Alexandre Souza, gestor do Startup SC. 

 

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