por Acari Amorim
No início dos anos 90, Carlos Martins trocou o seu nome para Carlos Wizard. Em duas décadas criou a maior rede de idiomas do mundo com a marca Wizard. No final do ano passado vendeu a Wizard e o seu grupo de marcas Multi (Yázigi, Microlins, Skil, Alps, People e Quatrum) para a britânica Pearson e embolsou R$ 1,3 bilhão. Agora não será surpresa se ele trocar novamente o nome. Dessa vez para Carlos Verde. Ele acaba de comprar a maior rede de produtos naturais do País, a Mundo Verde.
Com uma rede de franquias com 335 lojas no Brasil e outras duas em Portugal, a Mundo Verde pertencia desde 2009 ao fundo de private equity Axxon, que detinha uma fatia majoritária, e a outros quatro executivos da própria Mundo Verde. Mas essa empresa pioneira de produtos naturais no Brasil foi criada em 1987, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, pelos irmãos Jorge Antunes e Isabel Antunes.
No ano passado, a rede Mundo Verde alcançou um faturamento de R$ 321 milhões. Carlos Wizard ou Carlos Verde já sinaliza: quer ampliar para 650 franquias e conseguir um faturamento de R$ 1 bilhão em 2018. “O varejo de alimentação cresce cerca de 5% ao ano. Já no setor de alimentação saudável o crescimento é de 10%” avalia ele.
Desde que vendeu a Wizard, o empresário queria encontrar novamente o caminho da franquia. Pesquisou e analisou diferentes propostas até tomar a decisão de apostar na alimentação natural.
A Editora Empreendedor, que completa 20 anos agora em outubro, nasceu junto com a rede Wizard e sempre acompanhou seus passos de crescimento. Carlos foi capa da Empreendedor por duas vezes nessas duas décadas.
Natural é ver sempre seu crescimento, de forma sustentável e duradoura.