3 dicas para seguir a expansão digital

Vivemos a era digital, onde ganha quem é mais rápido e assertivo. Mas para isso é preciso investir em tecnologia que faça sentido para o seu negócio. Muitas empresas querem vivenciar a transformação digital, mas poucas sabem realmente como começar. Costumo reforçar que para começar é preciso conhecer muito bem como andam os processos da sua empresa nos mais diversos setores da companhia.

1. Entenda o que é esse movimento

Transformação digital é aplicar tecnologias e processos que possam otimizar atividades diversas da sua empresa, tornando o dia a dia mais ágil, com atuações mais inteligentes e de forma que esse investimento possa potencializar o seu negócio.

2. Mapeamento de onde queremos chegar

5 perguntas são cruciais para este momento de estudo:

– Há quanto tempo os meus processos rodam neste mesmo formato?

– Quais são os meus principais gargalos?

– O que me toma mais tempo e mais força de equipe?

– Onde está o coração da minha gestão?

– Qual o recado que meu mercado de atuação está me dando e quais são as tendências para os próximos anos?

3. Parceiros de confiança

Tendo em mãos um mapeamento do que podemos e queremos melhorar, agora é hora de buscar especialistas em soluções que podem colocar em prática as mudanças que a sua empresa necessita. Pesquise, conheça, experimente e seja criterioso. Escolha uma empresa que não queira apenas a sua conta, mas que possa efetivamente te oferecer suporte em todo o passo a passo para a mudança – o antes, o durante e o depois – este último de forma contínua.

Transformação digital é para sempre. Eu sei que se você vai mexer em processos históricos, enfrentar diversos tropeços, o que é normal. Mudar nunca é fácil. É preciso ter atenção para que nada seja perdido. Talvez você venha até de uma tentativa falida, mas não se apegue a isso. Use o fracasso como experiência. Se você quer seguir e se manter na transformação digital, o caminho é longo e não tem fim. É preciso manter todos da empresa atentos aos movimentos do mercado, e ter como exemplo cases de sucesso e fracasso – eles podem ensinar muito. Não tenha medo de mudar. A estagnação é implacável: nos negócios e na vida.

*Jean Paul Vieira é head de Marketing e Produto na Senior.

Sobre a Senior

Uma das principais grandes empresas de software de gestão do Brasil, a Senior traz um inovador portfólio de soluções que promovem de forma contínua a transformação digital, proporcionando agilidade aos negócios de seus clientes. Atualmente mais de 12 mil empresas de diversos segmentos contam com sistemas integrados e consultorias da marca, que é referência nacional em tecnologia para gestão.

Considerada uma das 20 melhores companhias para se trabalhar no Brasil na categoria Grandes Empresas de Tecnologia pela pesquisa da Great Place to Work, conta com mais de 1,7 mil colaboradores, distribuídos em mais de 20 operações próprias. Possui ainda mais de 200 consultores e cerca de 100 canais de distribuição em todo o país.

Facebook
Twitter
LinkedIn