4 coisas que você precisa saber antes de abrir seu negócio

SESSÃO ELAS LUZIA COSTA SOBRANCELHAS
*Por Luzia Costa

Com certeza você já ouviu alguém dizer (ou você mesmo disse) que tem o sonho de ter seu próprio negócio, não é mesmo?!
Mas o que muitas pessoas não sabem é que é preciso estudar e estar ciente de alguns passos que precisam ser preparados para a frustação ser evitada.
Por isso, separei quatro coisas que TODOS precisam saber antes de abrir seu negócio. Vamos lá?

1. Tenha Disciplina

É isso mesmo, é preciso ter disciplina de horário. Muitas pessoas acham que vão abrir um negócio e por ser dona do próprio negócio, poderá fazer o horário que quiser.
Mas é aí que muitos empreendedores se enganam!
Quando você é dono de um negócio, é preciso acordar mais cedo, administrar corretamente a sua agenda, fazer networking, buscar pessoas, entender os desafios do dia a dia, entre outras funções indispensáveis.
É uma vida muito corrida, porque você vai precisar apresentar para o mundo, o que é o seu negócio. Então é preciso se planejar, ter disciplina para dar conta de tudo que precisa ser feito.

2. Aprenda a lidar com o estresse

Você terá que lidar com o estresse. É muito comum quando a gente inicia um negócio ter uns picos de estresse elevados.
É muita preocupação com demandas diferentes que não está acostumado, uma rotina totalmente nova, sem contar a incerteza se no final do mês, vai ter ou não para pagar as contas.
Mas calma! É normal a gente ficar em um nível de estresse meio que descontrolado. Por isso, é preciso cuidar disso e aprender a lidar com o estresse que será inevitável.
Como? Colocando na sua agenda um tempo para você fazer uma atividade física como válvula de escape, conversando com outras pessoas, pedindo ajuda quando necessitar, entre outras opções.
Só não pode deixar de tomar conta de você, porque isso vai interferir nos seus resultados e na sua saúde.

3. Atente-se aos riscos financeiros

Você precisa estar atento a esses riscos, pois estará em fase experiência e de aprendizado.
É muito comum algumas pessoas que estão iniciando um negócio, comprarem descontroladamente, não terem uma gestão de estoque, ainda não saberem como funciona o fluxo diário de vendas, a rotatividade do negócio, como que vai ser essa demanda, enfim, e aí com muita preocupação, acabam gastando demais.
A gestão financeira precisa ser bem-feita e bem administrada. Todo risco tem que ser avaliado, para cuidar e ter um zelo maior com seu dinheiro, pois você terá que lidar com gastos e custos, precisará trabalhar para ter esse dinheiro.
Então quanto mais você saber administrar, mais irá conseguir lidar com seu negócio.

4. Faça gestão correta do seu tempo

Esse tópico é muito importante para não virar escravo do seu trabalho. Tem muitas pessoas virando empreendedoras e se tornando escravo do trabalho, e isso está errado!
O empreendedorismo é para te libertar, adquirir uma liberdade financeira e de tempo.
Precisamos entender que nosso negócio é benção, que veio para transformação da nossa casa, da nossa família, na vida de outras pessoas que irão usufruir dos frutos desse trabalho, que é o objetivo de todo o empreendedor.
Se estiver caminhando o trajeto ao contrário disso, o seu negócio vai começar a tomar conta 100% do seu tempo. E muitos empreendedores virarão escravos do seu negócio, por isso é essencial fazer essa gestão correta do tempo para ele não escravizar você.
Não pode se ver preso dentro do seu negócio, pois perderá a visão necessária para avaliar a situação e as vezes até mesmo solucionar algum problema.
Precisamos ser livres porque só assim vamos conseguir solucionar o problema dos outros.
Lembre-se o empreendedorismo é a solução de problemas!
Luzia Costa é empreendedora e mentora. CEO do Grupo Cetro, detentor das marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras startups. Seu propósito é transformar vidas através do empreendedorismo.
Facebook
Twitter
LinkedIn